PMDB provoca crise ao propor regras para comissões

Líder do PT no Senado pretende ainda nesta quinta conversar com o PMDB

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após mais de três horas de reunião na tarde desta quinta-feira (27), uma posição da bancada do PMDB para alterar a forma de escolha das presidências das comissões causou descontentamento entre os petistas no Senado. O partido propôs que a escolha dos presidentes das comissões seja feita de acordo com a representatividade dos partidos, e não de acordo com os blocos partidáros que serão formados.

Líderes do PT pretendem ainda nesta quinta conversar com as lideranças do PMDB para rever a posição. O PT defende a formação de um bloco ao lado do PSB, PCdoB, PR, PRB e PDT. O líder do PT na Casa, Humberto Costa (PE), pretende conversar com o senador Renam Calheiros (PMDB-AL) sobre a nova posição do partido.

"Não acredito que o PMDB vá querer entrar numa confusão por causa de uma questão tão pequena como essa. Queremos externar nosso descontentamento com a posição do PMDB", disse o líder do PT.

Não acredito que o PMDB vá querer entrar numa confusão por causa de uma questão tão pequena como essa. Queremos externar nosso descontentamento com a posição do PMDB"

Humberto Costa

Segundo Costa, o prejuízo para os partidos que devem compor o futuro bloco será "enorme", caso a regra proposta pelo PMDB se mantenha.

"Com isso, o nosso bloco sofre um prejuízo enorme. Além disso, os partidos que compõem o nosso bloco não terão como se representar nessas comissões, não terão a presidência. Queremos que prevaleça o critério da proporcionalidade levando em conta o critério dos blocos. Vamos ter uma conversa com o líder do PMDB onde vamos manifestar a nossa insatisfação quanto à adoção deste novo critério".

A reunião do PT também definiu a rotatividade na escolha dos presidentes das comissões e para a vice-presidência da Mesa. Segundo Costa, o rodízio será realizado a cada ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES