PMDB tentará sucessão no Senado

O principal argumento dos peemedebistas para a decisão é o tamanho da bancada

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A bancada do PMDB decidiu nesta quarta-feira (3), por unanimidade, ter candidatura própria para a presidência do Senado. O partido, no entanto, não tem ainda o nome deste candidato. Com o anúncio, o PMDB pode atrapalhar os planos de Tião Viana (PT-AC), que já foi lançado na disputa pelo PT.

O principal argumento dos peemedebistas para a decisão é o tamanho da bancada. Com 20 senadores, o PMDB é o partido com mais representantes no Senado e, pela tradição, teria o direito a comandar a Casa. ?Não podemos abrir mão da candidatura?, disse o líder da bancada no Senado, Valdir Raupp (RO), ao fazer o anúncio.

O senador Almeida Lima (PMDB-SE) explica assim porque o PMDB decidiu enfrentar Tião e o PT: ?O PMDB tem a maior bancada e o partido de Tião é só a quarta maior (com treze senadores). Mesmo se o PMDB estivesse dividido já seria maior que a bancada do PT?.

Para Pedro Simon (PMDB-RS), a candidatura do partido é natural. ?É importante esta decisão de não abrir mão da candidatura porque este é um direito natural?.

Um dos pilares da candidatura de Tião é a possibilidade de o PMDB comandar as duas Casas. Na Câmara, Michel Temer (PMDB-SP) é candidato e favorito. Em 2007, petistas e peemedebistas fizeram um acordo na Câmara em que Arlindo Chinaglia (PT-SP) ocuparia a presidência por dois anos e em 2009 a cadeira seria do PMDB. A bancada do PT no Senado cobrava a reciprocidade do apoio dado na Câmara para fazer Tião presidente.

Apesar de ?lançar? uma candidatura, o partido não anunciou um nome para levar o projeto adiante. Os peemedebistas pretendem discutir desde já o apoio de outras bancadas, mas não querem fixar prazo para a definição do candidato. ?Tenho 30 anos aqui no Senado e já teve caso de decidir o nome três dias antes da eleição enquanto o outro que era candidato o ano inteiro não ganhou?, afirmou Simon.

Entre os nomes do PMDB, o mais cotado é o do ex-presidente José Sarney (PMDB-AP), que reluta em aceitar a candidatura. Aparece também o nome de Pedro Simon (PMDB-RS). Outra possibilidade é o retorno de algum dos ministros do governo que são senadores: Hélio Costa (Comunicações) e Edison Lobão (Minas e Energia). A eleição para a presidência do Senado acontece em fevereiro de 2009.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES