PMs de Brasília 'estimularam' ingresso de golpistas no Congresso Nacional

De acordo com as informações do relatório, o então comandante da Polícia Militar, Fábio Augusto Vieira, teria recebido um pedido de reforço policial

PMs de Brasília 'estimularam' ingresso de golpistas no Congresso Nacional | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A acusação formulada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que culminou na detenção dos principais membros da Polícia Militar do Distrito Federal, revela que a equipe dirigida pelo major Flávio Silvestre de Alencar, sujeito da ação realizada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (18), supostamente incentivou a entrada de adeptos extremistas do bolsonarismo no Congresso Nacional em 8 de janeiro.

"Caso Flávio tivesse formado uma barreira de proteção de acesso com o destacamento do Batalhão de Choque sob seu comando, os resultados lesivos teriam sido evitados ou, pelo menos, sensivelmente minimizados", diz denúncia.

De acordo com o documento apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR), os militares supostamente deram indicações que encorajaram os indivíduos radicais a continuar com a invasão. Conforme relatado no documento, a equipe liderada por Flávio Silvestre teria tido a capacidade de evitar os prejuízos que ocorreram especificamente nas instalações do Congresso Nacional.

"Seus homens estimularam o ingresso de mais insurgentes que, momentos depois, depredariam o Congresso Nacional", aponta relatório.

De acordo com as informações do relatório, o então comandante da Polícia Militar, Fábio Augusto Vieira, teria recebido um pedido de reforço policial por parte do diretor do Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados. A Procuradoria-Geral da República (PGR) indica que essa solicitação foi atendida somente uma hora e meia após o seu recebimento.

Já um dia antes dos ataques, o coronel Klepter Rosa Gonçalves, então subcomandante-geral, "determinou o emprego de efetivo insuficiente da PMDF", em conjunto com outros oficiais da cúpula da corporação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES