Polícia Federal intima ex-presidente Bolsonaro a depor sobre tentativa de golpe

Bolsonaro está sob investigação da PF por suspeita de envolvimento em um suposto golpe de estado destinado a mantê-lo no poder

Polícia Federal intima ex-presidente Bolsonaro a depor sobre tentativa de golpe | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal convocou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para prestar depoimento na quinta-feira seguinte, dia 22. Bolsonaro está sob investigação da PF por suspeita de envolvimento em um suposto golpe de estado destinado a mantê-lo no poder, apesar da eleição do presidente Lula (PT).

A investigação, conduzida pela operação Tempus Veritatis, foi iniciada pelos investigadores em 8 de fevereiro para apurar o caso. Durante essa ação, foram realizadas prisões de ex-assessores do ex-presidente e cumpridos mandados de busca e apreensão contra ex-ministros.

Como parte das medidas, Bolsonaro foi obrigado a entregar seu passaporte. O ex-presidente já foi condenado pelo TSE por ataques e mentiras sobre o sistema eleitoral e é alvo de diferentes outras investigações no STF (Supremo Tribunal Federal). Neste momento, ele está inelegível ao menos até 2030.

Ao longo de seu mandato, a principal estratégia de confronto do presidente foi a de questionar a segurança das urnas eletrônicas, sistema usado desde 1996 e considerado eficiente e confiável por autoridades e especialistas no país.

Ele nunca apresentou provas ou indícios para questionar as urnas, mas repetiu o discurso golpista, visto como uma tentativa de esconder problemas do governo, a alta reprovação e as pesquisas que o colocavam atrás do hoje presidente Lula.

(Com informações da FolhaPress - Julia Chaib)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES