Polícia Federal investiga documentação falsa em empresa vinculada ao MEC

De acordo com a corporação, um suspeito colheu dados de funcionários por meio da área de tecnologia da informação da Ebserh

Polícia Federal investiga documentação falsa em empresa vinculada ao MEC | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (11), operação para investigar possível acesso e uso indevido de dados de usuários e funcionários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A rede gerencia 40 hospitais universitários de todo o país e é vinculada ao Ministério da Educação.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Goiás, com apoio da superintendência da PF no estado. Em 2021, o próprio órgão relatou o uso de diplomas e certificados falsos por um homem junto a empresa terceirizada. De acordo com as investigações, ele teria obtido, de forma irregular, credenciais de “nível elevado” dentro da área de tecnologia da informação da Ebserh. O homem também conseguiu acesso a mais de 100 mil contas de usuários. 

Polícia Federal investiga documentação falsa em empresa vinculada ao MEC (Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles)Segundo a Polícia Federal, os investigados podem responder pelo crime de uso de documento falso pela apresentação de diplomas e certificados forjados. A corporação também poderá indiciá-los por outros crimes, caso seja confirmado uso indevido das informações. O inquérito tramita na Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários da superintendência da PF em Brasília. 

Em nota, a Ebserh informou que a investigação surgiu após denúncia feita pela empresa à Polícia Federal. O grupo pediu apuração sobre a apresentação de diploma falsificado por parte do funcionário terceirizado.

“O profissional investigado, vinculado a uma empresa terceirizada, foi imediatamente afastado das atividades junto à Ebserh assim que surgiram suspeitas internas quanto à veracidade dos diplomas apresentados pelo próprio profissional. A Ebserh desconhece qualquer evidência de vazamento de dados sobre contas de usuários. A Ebserh segue, como sempre esteve, à disposição da Polícia Federal para colaborar com as investigações”, informou a empresa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES