População de Avelino Lopes sofre com abastecimento de água precário

A barragem que abastece a cidade conta atualmente com apenas 20% de sua capacidade

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em Avelino Lopes, distante 819 km de Teresina, no extremo Sul do Estado, a população sofre com a falta de água. A barragem que abastece a cidade conta atualmente com apenas 20% de sua capacidade, trazendo grandes preocupações para moradores e produtores rurais que veem sua fonte de renda e seus rebanhos ameaçados.

Preocupado com a situação do local o deputado estadual Fernando Monteiro (PTB), subiu nesta segunda-feira (23), na tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí, para chamar a atenção de autoridades sobre a calamidade que está passando a região.

?Estive nessa cidade há poucos dias e pude constatar o estado de calamidade pública em que se encontra a barragem do local. Ver aquele reservatório com tão pouca água e coberto por urubus foi algo que nunca havia presenciado durante minha trajetória política. A água disponível para a população, além de insuficiente. é de péssima qualidade", concluiu o parlamentar.

Segundo o deputado, a barragem acumulava água para abastecer toda a população, que há alguns anos era composta de apenas 400 casas, e hoje já ultrapassa as 3 mil residências para abastecimento. "Atualmente o local se tornou um terreno seco, uma verdadeira imagem da desolação", destacou Monteiro.

O prefeito do município, Dióstenes Alves, já decretou estado de calamidade pública na região. ?São 14 mil avelinenses que não possuem nenhuma forma de subsistência. Avelino Lopes possui a 30 km a terceira maior barragem do Estado, Algodões II, com capacidade para 240 milhões de metros cúbicos de água, está passando por uma situação precária, atingindo atualmente toda a zona urbana e rural?, disse o gestor.

A moradora Francisca Silva, que reside na cidade há 15 anos relata o descontentamento da população. "Estamos comprando água para beber e cozinhar com o pouco que ganhamos para o nosso sustento. Mal temos dinheiro para comprar o que comer, a situação está cada dia mais difícil e o governo não toma providências", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES