mais

Porto das Barcas e Museu do Mar serão inaugurados nesta sexta, 2

Secult vai reinaugurar o Porto das Barcas e entregar o Museu do Mar nesta sexta-feira em Parnaíba.

Depois de reforma e revitalização, a reinauguração do Complexo Porto das Barcas que ocorrerá nesta sexta-feira, 2, em Parnaíba, é a realização de um sonho que será concretizado. 

Complexo cultural Porto das Barcas (Foto: João Albert)Complexo cultural Porto das Barcas (Foto: João Albert)

A obra é aguardada pela população há quase 50 anos e será entregue pelo governador Wellington Dias e pelo secretário estadual da Cultura, Fábio Novo, e será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do governo do Estado.

A obra contemplou todo o espaço físico do Complexo, com 10 mil metros de construção recuperados, desde a estrutura, cobertura, pavimentação, esquadrias, pintura e instalações, sendo a maior obra de revitalização do patrimônio histórico piauiense, que, além disso, contempla as lojas, pousada, galpão, restaurante, e a criação da Praça das Ruínas, que vai se chamar Cosme Sousa, em homenagem ao historiador e funcionário de carreira da Secult, que idealizou esse espaço.

Valorização do conjunto arquitetônico

Além da revitalização do Porto das Barcas, houve também a valorização do conjunto arquitetônico, instalação do píer para a volta das embarcações que saem em direção a destinos turísticos na região, ateliê, biblioteca e uma museografia.

Museu do Mar será entregue nesta sexta-feira (Foto: João Albert)Museu do Mar será entregue nesta sexta-feira (Foto: João Albert)

Museu do Mar

Na ocasião será inaugurado também o maior do museu do Piauí, o Museu do Mar do Delta do Parnaíba Seu João Claudino, que foi criado para comportar um acervo baseado em pesquisas sobre a região. Entre as peças, está a ossada de um peixe-boi, um esqueleto de baleia cachalote, que possui 16 metros de extensão, a réplica e esqueleto de um boto cinza, um dos animais típicos do Delta do Parnaíba, além de barcos em tamanho real.

Complexo Porto das Barcas (Foto: João Albert)Complexo Porto das Barcas (Foto: João Albert)

Segundo o arquiteto Paulo Vasconcelos, idealizador do projeto, o acervo do Museu do Mar está dividido em três seções. Na primeira, se encontram peças e decoração que levam em consideração a etnografia, o homem do Delta e a sua relação com as atividades pesqueiras e de sobrevivência, bem como seus costumes e crenças. A segunda seção é dedicada à natureza do Delta do Parnaíba, nela são tratadas as questões ambientais, e também é nesse espaço que estão os esqueletos do boto cinza, do peixe-boi e da baleia, além de réplicas desses e de outros animais. Já a terceira seção é dedicada à tecnologia náutica e sua evolução ao longo dos anos.

Museu do Mar será entregue nesta sexta (Foto: João Albert)Museu do Mar será entregue nesta sexta (Foto: João Albert)

Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push

Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail