Exclusivo Pós 'caso Taylor': Bancadas do PT e PL se unem em lei para barrar cambistas

O texto propõe a proibição da revenda de ingressos por terceiros a preços superiores aos valores originais, estabelecidos como valores de face dos ingressos.

Shows de Taylor Swift têm despertado muito interesse no Brasil, evidenciando o problema da revenda ilegal | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após as denúncias envolvendo a revenda de ingressos para os shows da cantora pop Taylor Swift no Brasil ganharem repercussão, as bancadas do Partido Liberal (PL), alinhada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, e do Partido dos Trabalhadores (PT), aliada ao presidente Lula, uniram-se em um requerimento de urgência. O deputado federal Domingos Neto (PSD-CE) apresentou o requerimento nesta quarta-feira, 28 de junho, para pedir celeridade no projeto de lei que visa dificultar a atuação dos cambistas no país. O documento recebeu a assinatura do líder do PL, Altineu Côrtes, do líder do Bloco da Federação Brasil da Esperança, Zeca Dirceu, e do deputado Antônio Brito, responsável pelo Bloco MDB/PSD/Republicanos/Podemos e PSC.

O projeto de lei em questão, de autoria do deputado Domingos Neto, tem como objetivo alterar o Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8.078 de 11 de setembro de 1990, para regulamentar a venda de ingressos online de shows e eventos. O texto propõe a proibição da revenda de ingressos por terceiros a preços superiores aos valores originais, estabelecidos como valores de face dos ingressos. Além disso, o projeto determina que a comercialização seja realizada por pessoa jurídica diretamente ao consumidor, trazendo também a obrigatoriedade de disponibilização de informações como posição na fila de compra, limitação de venda por CPF ou CNPJ e política de devolução e reembolso de ingressos nos sites de compra. O documento ainda prevê que os ingressos contenham informações como data da compra, valor final e uma mensagem informando que a revenda acima do valor de face constitui crime. O projeto também permite a venda direta para operadores de turismo dentro de pacotes turísticos, conforme regulamentação.

Leia Mais

A justificativa apresentada pelo deputado Domingos Neto ressalta a necessidade de combater a prática abusiva da revenda de ingressos online, que prejudica consumidores ao pagarem valores exorbitantes, além de desfavorecer artistas e produtores. O projeto busca promover uma maior acessibilidade aos eventos culturais, garantindo preços razoáveis e acessíveis a todos, independentemente de sua condição financeira. Além disso, a medida tem como objetivo fortalecer o mercado primário de ingressos, permitindo que produtores e artistas estabeleçam preços e condições de venda de forma transparente. A proibição da revenda online também contribui para o combate a atividades ilegais, como a falsificação de ingressos e a atuação de organizações criminosas no mercado. A medida visa garantir um ambiente seguro para os espectadores e promover a indústria cultural de forma ética e responsável.

O projeto de lei apresentado pelo deputado Domingos Neto traz princípios como a proteção do consumidor, transparência e informação, combate à fraude e scalping, facilitação do acesso a eventos, avanço tecnológico e uma exceção para eventos de futebol, reconhecendo a legislação específica que já regula as vendas de ingressos para jogos desse esporte.

Diante do exposto, a aprovação dessa importante medida é essencial para garantir a equidade no acesso aos eventos culturais, proteger os direitos dos consumidores e combater atividades ilegais. Com essa proposta, busca-se promover uma experiência justa, transparente e segura para todos os envolvidos na cadeia de produção e consumo de shows e eventos, contribuindo para o desenvolvimento cultural e social da sociedade brasileira. Agora, o projeto aguarda o trâmite e a aprovação no Congresso Nacional, com a expectativa de trazer mudanças significativas para o cenário da revenda de ingressos no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES