Pós-graduação no Semiárido é exemplo para outros estados

No Piauí, a Uespi firmou parceria com 15 Instituições para garantir a oferta do curso.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O curso de Especialização para Convivência com o Semiárido em Educação Contextualizada realizado no território Serra da Capivara é o pioneiro no Brasil e está servindo de modelo para outros estados brasileiros, como a Paraíba. Um dos objetivos da pós-graduação é oferecer formação continuada para profissionais em educação contextualizada para convivência com o Semiárido, visando atuação de forma comprometida, ética e responsável com a transformação da realidade.

A especialização é mantida pelas instituições conveniadas como prefeituras, Governo do Estado, instituições não-governamentais e Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e despertou a atenção do Estado da Paraíba, que iniciará no mês de abril duas turmas nos municípios de Sumaré e Cajazeiras, ambos localizados no Semiárido paraibano.

De acordo com Conceição Silva, coordenadora de educação contextualizada da Secretaria da Educação e Cultura do Estado (Seduc), a especialização é o primeiro curso voltado para professores que estão em sala de aula e que ajudará na compreensão das questões relacionadas à convivência com o Semiárido. Esta especialização visa à atuação dos profissionais de forma comprometida, ética e responsável com a transformação da realidade da região baseando-se nas concepções da Rede de Educação para o Semiárido, afirma.

No Piauí, a Uespi firmou parceria com 15 Instituições para garantir a oferta do curso. A pós-graduação é realizada através da Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab), da Seduc, da Coordenadoria de Convivência com o Semiárido, Cenpec, Cáritas, Comissão Pastoral da Terra (CPT), Projeto Dom Helder, Cootape - Associados, Funsedh.

A pós-graduação, que teve início em junho de 2009, é realizada no campus da Uespi de São Raimundo Nonato e conta com 56 alunos matriculados e que fazem parte de 11 municípios do Território da Serra da Capivara.

São Raimundo Nonato ganhará mais 2 cursos de especialização, além dos municípios de Picos e Oeiras, que também serão agraciados com a pós-graduação em Educação Contextualizada. Entre outras disciplinas, o curso aborda a temática da preservação ambiental, flora e fauna da região, novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável etc.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES