Posse de Cristiano Zanin no STF é marcada para o dia 3 de agosto

Novo ministro vai ocupar a vaga de Ricardo Lewandowski e poderá atuar na Corte por 28 anos.

Ministra Rosa Weber com Cristiano Zanin | Felipe Sampaio/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A posse do advogado Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal está marcada para o dia 3 de agosto. O anúncio foi feito após o encontro de Zanin com a ministra Rosa Weber, presidente do STF, para tratar do procedimento da posse e também tratar de outros assuntos. Ele ocupará a vaga aberta com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

Durante a primeira visita ao Supremo, Cristiano Zanin foi apresentado aos ministros e tratou de detalhes sobre o funcionamento do gabinete. O novo ministro tem 47 anos e poderá atuar na Corte por 28 anos, já que a aposentadoria compulsória de ministros do Supremo ocorre aos 75 anos. Sua indicação de Cristiano Zanin foi aprovada no Senado Federal, na quarta-feira, 21, com 58 votos favoráveis.

"Ficou definido que a posse será no dia 3 de agosto. Depois do encontro, eles se reuniram com os demais ministros da Corte antes da retomada da sessão. Zanin também conversou com a cúpula administrativa do tribunal para obter detalhes sobre como será o funcionamento de seu gabinete", diz o STF.

Na cerimônia de posse, Cristiano Zanin vai ser conduzido ao plenário do STF por dois ministros. Então, o novo fará a leitura do compromisso de cumprir os deveres do cargo e a Constituição e é declarado empossado pela presidente Rosa Weber.  A cerimônia deve contar com a presença do presidente Lula, já que é comum o presidente acompanhar a posse do seu indicado ao STF.

Cristiano Zanin vai ocupar a 11ª cadeira do Supremo e ficará com os 530 processos do gabinete de Lewandowski, sendo que a maioria versa sobre temas de Direito Administrativo e Direito Público, além de casos tributários. Depois da posse, em agosto, ele assumirá a relatoria de ações com repercussões sociais e econômicas, como a validade de regras da Lei das Estatais sobre nomeação de conselheiros e diretores; validade de decreto do presidente Lula que restabelece as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins, que haviam sido reduzidas à metade.

Como ministro, ele também vai relatar as investigações sobre supostos desvio do chamado "orçamento secreto"; as omissões do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no decorrer da pandemia de Covid-19; e a validade de decreto de Bolsonaro que flexibilizava a exploração de cavidades subterrâneas, como grutas e cavernas.

No STF,  Zanin deve fazer parte da Primeira Turma, cuja vaga foi aberta com a mudança do ministro Dias Toffoli para a Segunda Turma do STF, que ocorreu depois da saída de Lewandowski. Zanim já deverá estar empossado quando o STF começar a avaliar  temas populares e relevantes, como o recurso que discute a tese do marco temporal sobre a demarcação de terras indígenas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES