Postura de Dilma fortalece Brasil na cúpula dos países mais ricos

Em meio à descoberta de que foi espionada pelos EUA, o papel de presidente Dilma Rousseff deve fortalecer a relevância do Brasil na 8ª Cúpula do G-20

Presidenta desembarcou ontem em solo russo depois de 15 horas de viagem | AFP Photo/G20Russia
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em meio à descoberta de que foi espionada pelos Estados Unidos, o papel de presidente Dilma Rousseff deve fortalecer a relevância do Brasil na 8ª Cúpula do G-20, grupo de países que reúne as maiores economias mundiais.

A presidenta, que desembarcou por volta das 13h30 (20h30 no horário local) da última terça-feira (3) em São Petersburgo, na Rússia, incluiu no debate as recentes denúncias de espionagem por agências norte-americanas.

Na cúpula, ela deverá se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de quem o governo brasileiro cobrou explicações sobre as denúncias. Como os EUA ainda não deram explicações oficiais sobre a espionagem, Dilma deverá tratar do assunto pessoalmente com Obama.

Para contornar o embaraço diplomático entre Brasil e EUA, causado pelas denúncias de espionagem, a Casa Branca estuda apoiar a candidatura do Brasil a um assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. A vaga é uma antiga aspiração do Brasil, e o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, já estaria articulando para emplacar o País no conselho.

A pauta do G-20 irá abordar economia global e estabilidade financeira, medidas para estimular o crescimento sustentável e equilibrado, cooperação tributária e incentivos para a geração de emprego e reformas estruturais, além de energia, desenvolvimento inclusivo e combate à corrupção.

Nesta quarta-feira (4), Dilma tem agenda privada. Já amanhã, estão previstas reuniões com o presidente da China, Xí Jinping, e com os chefes de governo do Brics, além de um jantar oferecido pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin. Na sexta-feira (6), está prevista a reunião dos líderes com empresários e executivos.

Um novo encontro entre Dilma e Obama é esperado no dia 23 de outubro, quando a presidente será recebida em Washington (EUA) com honras de chefe de Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES