Praia foi esvaziada para descanso do presidente, afirmam banhistas

Banhistas afirmaram que foram convidados a deixar o local.

Presidente Lula cumpre agenda na região Norte | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Banhistas que estavam desfrutando de um domingo ensolarado em uma praia às margens do rio Tapajós, no estado do Pará, relataram terem sido forçados a deixar o local para acomodar a folga do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Neemias Costas, que trabalha como técnico em eletrotécnica, revelou à "Folha de S. Paulo" que a ação ocorreu após a chegada de agentes da escolta presidencial à praia do Araria, onde sete embarcações, cada uma com cerca de 20 famílias, estavam ancoradas.

O incidente teria acontecido de acordo com os relatos por volta das 10h, quando uma lancha da Capitania Fluvial de Santarém e outra com policiais federais chegaram ao local. As famílias, que já haviam passado pelos procedimentos regulares junto à Capitania para aproveitar o dia, receberam ordens para desocupar a praia imediatamente para que o barco do presidente pudesse ancorar. Isso gerou desconforto entre os banhistas, que estavam desfrutando de um momento de lazer com autorização prévia.

Outros frequentadores, como Fábio Monteiro, auxiliar de produção, e as domésticas Adriane dos Santos e Gleide Lucinha Castro, corroboraram os relatos semelhantes sobre a abordagem inesperada por parte das autoridades.

O presidente Lula, por sua vez, aproveitou o dia nas águas do rio Tapajós e compartilhou fotos de sua experiência com seus seguidores nas redes sociais. Ele destacou a beleza do rio e ressaltou a importância de preservar locais naturais tão especiais como aquele.

Desde a sexta-feira anterior, o presidente Lula estava no Pará para um período de descanso junto a seus assessores e à primeira-dama, Rosângela da Silva (conhecida como Janja). Esse período de repouso antecede a Cúpula da Amazônia, que reuniu líderes de estados da região em Belém, na terça-feira seguinte ao ocorrido. Procurada para esclarecimentos, a Presidência não havia fornecido um posicionamento até o momento. A Marinha, por sua vez, informou à "Folha" que está conduzindo uma investigação para elucidar os acontecimentos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES