Prazo para justificar ausência no 2º turno termina quinta-feira

Terá o título cancelado o eleitor que não justificar ausência em três votações consecutivas.

Ilustração. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Termina na próxima quinta-feira, 30, o prazo para o eleitor que não votou no segundo turno das eleições 2010, apresentar Requerimento de Justificativa Eleitoral ao juiz da zona eleitoral onde está inscrito. O relatório para preenchimento está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O eleitor que não apresentar uma justificativa dentro do prazo previsto pela Justiça Eleitoral deverá pagar multa de R$ 3,50. Entre as conseqüências para quem deixar de justificar a ausência estão o impedimento para obtenção de passaporte ou carteira de identidade, recebimento de salários de função ou emprego público, participação em concorrência pública e nomeação em concurso público.

A justificativa de quem se encontrava no exterior no dia da eleição e não participou da votação para presidente da República também deve ser efetuada no máximo 30 dias após o retorno ao Brasil. O eleitor deve apresentar ainda uma cópia de documento oficial de identificação junto ao formulário de jutificação.

Terá o título cancelado o eleitor que não justificar ausência em três votações consecutivas. Após seis anos esse eleitor será excluído do cadastro da Justiça Eleitoral. A regra não se aplica aos eleitores aos quais é garantido o voto facultativo como os analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e maiores de 70 anos e portadores de alguns tipos de deficiência física ou mental. (L.B)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES