Pré-campanha já tem suspeita de adulteração de áudios por IA em três estados

Um dos casos identificados ocorreu em Manaus, onde o prefeito David Almeida (Avante) denunciou à Polícia Federal (PF) ter sido alvo de deepfake

Pré-campanha já tem suspeita de adulteração de áudios por IA em três estados | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A temporada de desinformação eleitoral já está em curso no país, apresentando uma modalidade de conteúdo ainda mais desafiadora de ser detectada. Em pelo menos três estados - Amazonas, Rio Grande do Sul e Sergipe - as autoridades policiais estão conduzindo investigações sobre suspeitas de utilização de inteligência artificial (IA) para criar áudios falsos de prefeitos que planejam buscar a reeleição, bem como de um deputado federal envolvido na pré-campanha da esposa que também almeja a recondução ao cargo de chefe do executivo municipal.

Essa técnica de manipulação de sons e vídeos, conhecida como "deepfake", permite a recriação artificial do tom, timbre e até mesmo do modo de fala de uma pessoa. Dessa forma, ao receber uma gravação via WhatsApp, o eleitor pode reconhecer a voz do candidato e acreditar que o político expressou algo que, na realidade, não disse.

Um dos casos identificados ocorreu em Manaus, onde o prefeito David Almeida (Avante) denunciou à Polícia Federal (PF) ter sido alvo de deepfake no fim do ano passado. No áudio atribuído a ele, a voz do político, emulada por Inteligência Artificial, trata os professores da rede municipal de ensino de “vagabundos” e diz que os servidores “querem um dinheirinho de mão beijada”. 

A Polícia Federal tem abordado esse episódio como um tipo de laboratório, enxergando indícios de crime eleitoral e, por essa razão, assumiu a responsabilidade pelas investigações. A intenção é utilizar esse caso como um modelo para possíveis apurações futuras relacionadas às eleições municipais deste ano. Desde a instauração do inquérito em 22 de dezembro, dois suspeitos já foram interrogados. Adicionalmente, uma perícia no arquivo digital foi conduzida, confirmando a manipulação no áudio. 

"O que mais tem é professor vagabundo que quer o dinheirinho de mão beijada. Eu não paguei o Fundeb, mas o povo esquece, tu vai ver”.

O áudio manipulado foi divulgado em meio ao protesto de profissionais pelo pagamento de abono oriundo de sobras do Fundeb. Almeida diz que o áudio é falso e tem o objetivo de criar indisposição com a categoria em ano eleitoral.

"Vou falar do aumento ano que vem (2024) (...) Depois vamos levando na conversa, entendeu? Pessoal com pouco estudo, analfabeto, já ganha demais." 

Em áudio compartilhado, o prefeito xinga funcionários do parque de obras, espaço da prefeitura, e achincalha servidores. O prefeito diz que o caso é uma tentativa de retaliação da oposição na cidade e que visa o processo eleitoral deste ano, quando concorrerá à reeleição.

"Pode arrochar, bote pra f..., eles lá não têm poder nenhum, quem está no poder somos nós"

O parlamentar diz que foi alvo de montagem por inteligência artificial na gravação em que a voz atribuída a ele critica adversários políticos. Rubeiro denunciou o caso a autoridades para investigação.

A Câmara e o Senado têm a intenção de agilizar a tramitação desse assuntoNo entanto, ainda não ocorreu um diálogo entre as duas Casas para determinar qual texto será prioritário. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), planeja avançar com o tema logo após o recesso. Ele enfatiza que é responsabilidade do Congresso lidar com a regulamentação e não considera positivo que o TSE estabeleça regras. 

O TSE planeja conduzir audiências públicas neste mês visando a elaboração de uma resolução. A proposta é proibir a manipulação de voz e imagens com conteúdo falso, incluindo a previsão de cassação do mandato. Conforme o esboço, a responsabilidade pela remoção do conteúdo das plataformas ficará a cargo destas. Além disso, o uso de inteligência artificial, quando não destinado a gerar desinformação, também deverá ser devidamente rotulado. 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública está monitorando e analisando as medidas em andamento no Congresso e no TSE. Atualmente, a gestão desse acompanhamento está a cargo de Estela Aranha, secretária de Direitos Digitais, que, na semana passada, realizou uma reunião com representantes de empresas de software para discutir o assunto.

(Com informações do O Globo) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES