“Pré-sal deve ser aprovado este semestre”, diz deputado federal Marcelo Castro

A emenda que dará R$ 1,2 bilhões para o Piauí de royalties do pré-sal deverá ser votada ainda no primeiro semestre

Avalie a matéria:
Deputado Marcelo Castro | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A emenda que dará R$ 1,2 bilhões para o Piauí de royalties do pré-sal deverá ser votada ainda no primeiro semestre. A previsão é do deputado federal Marcelo Castro (PMDB), um dos autores do destaque, assinado também pelos deputados Ibesen Pinheiro e Humberto Souto. Castro discorda das expectativas que apontam para uma votação no Senado apenas para depois das eleições de outubro. "Estamos otimistas. Até junho ou julho a emenda estará votada e passará então para

a sanção do presidente Lula", acredita.

O deputado, no entanto, admite que existem dificuldades na apreciação do projeto que divide os royalties de acordo com os critérios dos Fundos de Participação do Estado e Municípios (FPM e FPE). "Existe uma consciência nacional da injustiça que é dar 80% dos royalties somente ao Rio de Janeiro", pontua. Como estado confrontante com as áreas onde foi encontrado pré-sal, na costa brasileira, o Rio de Janeiro recebe uma fatia maior do bolo de divisão dos royalties. Marcelo afirma que a retirada brusca dos recursos cariocas foi resultado direto da "arrogância" dos defensores do estado. "Eles se recusaram a negociar e tivemos que fazer uma proposta radical", explica.

A alternativa agora seria ratear o montante destinado a União para os estados considerados produtores de petróleo, como o Rio e Espírito Santo. "Através do senador Pedro Simon foi proposta uma compensação de perdas através de recursos da União e não do dinheiro que é destinado às regiões mais pobres do país, como Piauí", revela. Segundo o peemedebista, a maioria de votos que aprovou a emenda na Câmara Federal é um forte indício de que a aprovação de uma distribuição de royalties através dos fundos constitucionais é uma meta possível de ser alcançada no Senado. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES