Pré-sal: Parlamentares piauienses organizam reação

O movimento seria uma resposta à articulação da bancada carioca, que organizou passeatas com a presença de artistas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Árbitro da disputa entre estados produtores e não produtores pela maior fatia do bolo do pré-sal, o Senado receberá nas próximas semanas a visita de um parlamentar piauiense com a missão de convencer os 81 senadores a manterem o modelo de distribuição dos royalties do petróleo votado no início do mês na Câmara Federal. A emenda redistribui os royalties de acordo com os critérios dos fundos constitucionais (Fundo de Participação dos Estados e Municípios) e permitirá ao Piauí receber R$ 1,2 bilhões por ano.

O deputado federal Marcelo Castro (PMDB), co-autor da emenda de autoria do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), adiantou ao Jornal Meio-Norte que irá fazer uma nova ?maratona? nos corredores do Congresso. ?Estou indo correr atrás dos senadores, fazer o mesmo trabalho que fiz na Câmara. Explicando como é a divisão, levando uma tabela com cálculos e mostrando o que cada estado e município vai receber?, ressalta.

O movimento seria uma resposta à articulação da bancada carioca, que organizou passeatas com a presença de artistas e personalidades políticas do Rio de Janeiro na semana passada. ?Seria bom que os governadores do Nordeste fizessem movimentos também. Os meios de comunicação nacional estão do lado dos cariocas, mas o que eles defendem é uma indignidade tão grande, que vão perder em todo lugar?, acredita Castro.

Já o deputado federal Júlio César (DEM), recém-eleito presidente da Frente Parlamentar Municipalista na Câmara, defende a ida de uma Comissão Representativa ao Supremo Tribunal Federal (STF). ?Já existem dois mandatos de segurança no STF, afirmando que faltavam assinaturas suficientes para colocar o projeto em votação. Com essa pressão psicológica, a votação pode ser a favor deles?, destaca Júlio. (S.B.).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES