Prefeita Jôve Oliveira e diretor do INCT falam sobre Consórcio Meio Norte

Já em 2024, o consórcio será responsável pela instalação de uma usina biomecânica, capaz de reciclar 100% dos resíduos sólidos

Prefeita Jôve Oliveira e diretor do INCT falam sobre Consórcio Meio Norte | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A prefeita Jôve Oliveira Monteiro recebeu nesta sexta-feira (25/08), o diretor presidente do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT), Marcos Andrey. Na oportunidade, a prefeita e o presidente do INCT tiveram uma conversa com jornalistas da TV Clube - Globo PI que estiveram em Piripiri para visitar o aterro sanitário da Cidade e levantar informações sobre o primeiro Consórcio Intermunicipal para Composição e Tratamento Integral do Lixo, abrangendo a microrregião dos Cocais e dos Carnaubais. 

Já em 2024, o consórcio será responsável pela instalação de uma usina biomecânica, capaz de reciclar 100% dos resíduos sólidos, beneficiando 15 municípios e uma população de 214 mil habitantes da região de Piripiri.

Prefeita Jôve Oliveira e diretor do INCT falam sobre Consórcio Meio Norte 

“Estamos trabalhando diariamente com consciência ambiental. Recebemos a visita da equipe da TV Clube que ficou impressionada com a usina que vamos instalar na nossa cidade. Esse projeto tem alguns meses; sou a presidente do consórcio, mas há o protagonismo de todos os prefeitos da região. Fomos em Pomerode e outros municípios de Santa Catarina, onde estão muito avançados nessa questão. Nossa luta é ter essa usina aqui. O Brasil está atrasando nessa questão do lixo e Piripiri pode ser a protagonista desta história; com o apoio do Governo do Piauí, vamos conseguir”, disse a prefeita.

Prefeita Jôve Oliveira e diretor do INCT falam sobre Consórcio Meio Norte 

Marcos Andrey, diretor presidente do INCT, falou sobre a usina. “Estamos na fase dos estudos preliminares nos 15 municípios, que antecede ao Plano de Recuperação de Áreas Degradadas. Nesse novo processo, não vamos olhar apenas para a destinação correta do lixo, isso é obrigação. Vamos dar a valorização correta pra ele, sem enterrar nada. Os aterros, por mais normatizados que sejam, já fazem parte do passado e continuarão a gerar chorume e emitindo um dos piores gases de efeito estufa, o Metano, continuando a poluir o nosso planeta. Não vamos enterrar o lixo, ele será valorizado, transformado em biogás, energia, biofertilizantes, material termoplástico", concluiu Andrey.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES