Prefeito de São Raimundo Nonato pode ser cassado

O Padre pode ser condenado à pena de detenção, pelo período de três meses a três anos.

Avalie a matéria:
Padre Herculano | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Segunda Seção do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em sessão ocorrida nesta quarta-feira(08/09), julgou procedente a Ação Penal proposta pelo Ministério Público Federal (2009.01.00.029482-3) contra o Prefeito de São Raimundo Nonato, o Padre José Herculano de Negreiros, acusado de ter cometido o delito tipificado no art. 1º, VII, do Decreto Lei 201/1967: ?deixar de prestar contas, no devido tempo, ao órgão competente, da aplicação de recursos, empréstimos subvenções ou auxílios internos ou externos, recebidos a qualquer titulo?.

O relator do processo é o Desembargador Federal Carlos Olavo, cujo parecer votando pelo recebimento da denúncia foi aprovado por unanimidade.

Caso seja considerado culpado, o Padre pode ser condenado à pena de detenção, pelo período de três meses a três anos. O Ministério Público Federal solicitou ainda a perda de cargo do Prefeito José Herculano e a sua inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular.

O processo diz respeito ao convênio nº 41125/98, celebrado entre a Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, em 09/7/1998, no valor de R$ 61.100,00, tendo por objeto a manutenção das escolas públicas municipais e municipalizadas que atendiam a mais de 20 alunos no ensino fundamental.

Ocorre que não houve a prestação de contas alusiva ao Convênio em questão. Com isso, o Ministério Público Federal pediu que o Prefeito José Herculano fosse responsabilizado pela omissão no dever de prestar contas dos recursos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES