Prefeito em SP quer mapear moradores de rua com antecedentes

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criticou a ação.

Avalie a matéria:
prefeito de Franca | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Alexandre Ferreira (MDB), quer mapear antecedentes dos moradores de rua na cidade de Franca, interior de São Paulo. Ele anunciou a medida em sua página no Instagram. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) criticou a ação.

“Nós já oferecemos todas as políticas públicas existentes no país hoje e algo mais: Desde moradia, aluguel, até acolhimento e viagem para outras cidades para todos. Esses que estão aí, não querem a nossa ajuda. Então, nós vamos trabalhar de uma maneira um pouco diferente. A gente vai buscar ver se tem antecedentes criminais, para a gente poder proteger a nossa população”, justificou o prefeito na gravação.

Prefeito Alexandre Ferreira (Foto: reprodução)

Em entrevista para a afiliada da TV Globo em Campinas (SP), a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB em Franca, Ana Lélis, criticou a medida que a prefeitura pretende implantar.

Ela defendeu que o levantamento dos antecedentes criminais não vai solucionar o problema da criminalidade, intensificada por fatores como álcool e drogas, além de estigmatizar a população de rua.

“Não adianta eu levantar antecedentes criminais, e nem poderia fazer dessa maneira como foi exposta porque para onde eu iria com esse pessoal depois? O que eu vou fazer com esses antecedentes criminais? Eu vou processar? Eu vou levar para algum lugar, alguma autoridade vai dizer o que fazer?”, questionou a advogada.

Segundo o levantamento da Secretaria de Ação Social de Franca, a quantidade de pessoas em situação de rua no município saltou de 200 para 504, entre 2013 e 2021.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES