Prefeitos do Piauí participam da abertura da XIX Marcha a Brasília

A abertura do evento aconteceu na manhã desta terça-feira (10)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, representantes do governo federal e assessores municipais de todo o Piauí participaram na manhã desta terça-feira (10) da abertura da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. São cerca de 100 representantes do Estado no maior evento municipalista do Brasil, que este ano foca em temas relativos ao fim de mandato.

A abertura da Marcha foi realizada pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que tratou de temas como o 1% a mais no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a ser concretizado em junho, a repatriação de recursos e as constantes quedas do FPM.

Pronunciaram-se também na abertura a senadora Ana Amélia (RS), que falou da falência do atual pacto federativo, propondo um novo pacto. Da composição atual do FPM, que é baseado apenas no IR (Imposto de Renda) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), deixando os demais de fora.

“Ser prefeito hoje é um ato de coragem”, declamou a senadora arrancando aplausos de todos os presentes.

O deputado federal Paulo Cajado representou a Câmara dos Deputados na cerimônia de abertura, destacando que a pauta municipalista tem avançado no congresso, o que não é consenso entre os prefeitos.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota, representou o Nordeste e fez o discurso mais inflamado da manhã. “O Congresso fica discutindo seus interesses políticos e não debate e resolve os problemas do cidadão. Se descontasse os dias parados isso não aconteceria. Enquanto isso o prefeito é quem resolve o problema do cidadão”, destacou.

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, lidera os prefeitos do Estado e acredita que a ocasião servirá como ponte para compartilhar os anseios e unir os prefeitos.

“A voz do prefeito deve ser ouvida, respeitada. O prefeito sim representa o povo. A hora é para respostas urgentes. É preciso coragem, união e ousadia para quebrar o silêncio do Congresso Nacional em relação à atenção urgente das ações municipalistas, atendendo aos apelos dos prefeitos”, reclamou o presidente da APPM, Arinaldo Leal.

Entre os prefeitos presentes no evento estão Reginaldo Soares (Curralinhos), Antonio Neto (Lagoa do Piauí), Jonas Moura (Água Branca), Joel Lima (Miguel Leão), Walter Alencar (Agricolândia), Airton Veloso (Jardim do Mulato), Dr. Arão (Beneditinos) e vereador Humberto Tavares (Água Branca), entre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES