Prefeitos farão “Marcha do Pré-sal”

A votação que definirá o marco regulatório do pré-sal no próximo dia 10 de março, em Brasília, será marcada pela mobilização dos prefeitos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A votação que definirá o marco regulatório do pré-sal no próximo dia 10 de março, em Brasília, será marcada pela mobilização dos prefeitos piauienses. O deputado federal Marcelo Castro (PMDB) esteve ontem na Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) falando sobre o pré-sal e conseguindo também apoio dos prefeitos pernambucanos para a votação favorável à emenda do deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB-RS).

A emenda prevê a distribuição dos royalties do petróleo, obedecendo aos mesmos critérios do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios. Ficou decidida ainda a realização de uma grande marcha à Brasília com a participação de prefeitos de todo o país. Castro já visitou o Maranhão e o Ceará mobilizando os prefeitos nordestinos, já que a distribuição aumentará os recursos das Prefeituras.

Acompanhado do presidente da Associação Piauiense de Municípios, Francisco Macêdo, o deputado adiantou que estão sendo convidados a participar da Marcha prefeitos municipais de todas as regiões, pressionando as bancadas federais a apoiar o movimento em favor de uma distribuição mais justa dos recursos do Pré-Sal. (S.B.)

Fundo Social: Emenda de Júlio César é aprovada

Os municípios com menor IDH (Índica de Desenvolvimento Humano) terão prioridade nos projetos para redução de desigualdades regionais com recursos do fundo social do pré-sal. O texto faz parte da emenda do deputado Júlio César (DEM) e foi aprovado ontem na Câmara Federal.

?Praticamente todos os estados nordestinos e todas as prefeituras piauienses terão esse reforço em suas finanças, já que o IDH dessa região é abaixo da média nacional?, explica o democrata. Júlio César também continua confiante na vitória da emenda que dará mais de R$ 1 bilhão ao Piauí e será votado em março.

O Projeto de Lei 5940/09, que cria um fundo social com parte dos recursos da exploração do petróleo do pré-sal para aplicar em programas de combate à pobreza, de enfrentamento das mudanças climáticas e de desenvolvimento da educação, cultura, saúde pública e ciência e tecnologia deverá agora passar pelo crivo do Senado Federal.

Além do combate à pobreza, foi aprovada a emenda que determina que 5% dos recursos do Fundo serão destinados a recomposição da diferença entre o que foi recolhido em salários mínimos e o que foi efetivamente pago pela Previdência Social a seus segurados.(S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES