Prefeitos focam objetivo para conquistar o Selo UNICEF

A conquista do Selo UNICEF conta ponto para os municípios

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os prefeitos do Piauí estão dispostos a trabalhar para serem reconhecidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) como defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes nos seus municípios. A prova disso, foi a quantidade de municípios presentes no encontro do 6° ciclo de palestras do Selo Unicef-Município Aprovado realizado recentemente em Teresina.

O prefeito de Cocal, Rubens Vieira, um dos participantes do encontro, disse que o seu município vem se desenvolvendo bastante nas áreas que concernem à infância e à adolescência nos últimos anos. “Vamos nos esforçar para garantir o reconhecimento internacional, de uma entidade como a UNICEF”, destacou o prefeito, acrescentando que foi muito importante participar do evento.

Além do prefeito, presentes também a secretária de Saúde, Eliane Cardoso, e Raimunda Albuquerque, secretária de Educação, dentre outras autoridades do município. O evento contou com a participação de prefeitos de quase todo o Estado.

O Selo Unicef – Município Aprovado existe há 10 anos no Piauí e premia as prefeituras que mais desenvolvem ações para a garantia e o desenvolvimento dos direitos da criança e do adolescente.

Os municípios são avaliados por um período de três anos e meio e, logo após a análise da Unicef, é feita a outorga do selo para os que realizam as metas propostas.

No Piauí, 105 municípios estão concorrendo a esta edição do Selo. Na ocasião foi lançada a rede social Crescendo Juntos. De acordo com o coordenador do Unicef para Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, Rui Aguiar, as ações estratégicas de participação social são obrigatórias para quem está pleiteando o Selo. “Participaram do evento os articuladores, representantes dos Conselhos da Criança e do Adolescente, além de prefeitos e secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social e um casal de adolescentes de cada município”, disse..

O presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e prefeito de Vila Nova do Piauí, Arinaldo Leal, participou do evento junto a 40 prefeitos que receberam os indicadores municipais, um relatório de como andam os índices sociais dos municípios.

“Somos parceiros antigos do Selo Unicef, pois acreditamos que podemos melhorar nosso trabalho, como estamos melhorando nos últimos anos, apoiados em sua metodologia de indicadores, concentrando esforços nos pontos mais problemáticos”, disse Arinaldo.

O Selo representa um reconhecimento internacional dado aos municípios pelas ações desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, nas áreas de educação, saúde e assistência social, repensadas por meio de políticas públicas alinhadas a partir de diagnósticos locais e revistas sob a ótica dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Dentre os municípios pleiteantes estão: Vilia Nova do Piauí, Água Branca, Barras, Bom Jesus, Buriti dos Lopes, Cabeceiras do Piauí, Castelo do Piauí, Cocal, Curralinhos, Santa Cruz dos Milagres, São Miguel do Tapuio, Demerval Lobão, Guadalupe, Porto, Inhuma, Parnaíba e Piripiri.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES