Prefeitos piauienses vão cobrar royalties em Brasília

Um ato está sendo preparado para acontecer no próximo dia 25 de fevereiro

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os prefeitos e autoridades municipais do Piauí já começam a ser mobilizados a participar de um grande ato em Brasília, no próximo dia 25, para cobrar do Supremo Tribunal Federal (STF) o julgamento da liminar dos royalties do pré-sal. A manifestação está sendo organizada no Piauí pela APPM com o apoio dos parlamentares federais. A nível nacional está frente a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O presidente da APPM, Arinaldo Leal, disse que os prefeitos estão sendo convidados para o evento devido à importância do julgamento. ?Os municípios podem ter um incremento nos repasses de recursos e fazer frente às despesas das prefeituras?. A mobilização acontecerá no Congresso Nacional.

A decisão da ministra Carmem Lúcia, que impediu a distribuição do dinheiro dos royalties, segundo cálculos das prefeituras, já causou um prejuízo de R$ 4 bilhões aos municípios apenas no ano passado.

Os parlamentares da bancada do Piauí estão dando todo o apoio à mobilização. O deputado federal Júlio César é um dos que aderiu à mobilização. Ele considera injusto o argumento utilizado pela ministra, que prejudica os estados e municípios brasileiros, em detrimento dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

Por isso, o deputado defende que todos os prefeitos devem ir a Brasília reivindicar o julgamento da liminar e o repasse dos royalties.

A ministra suspendeu a eficácia da lei dos royalties em março do ano passado. Até o julgamento do mérito da ação, a distribuição dos lucros da exploração do petróleo no Brasil segue o modelo usado anteriormente.

Carmen Lúcia concedeu liminar na ação direta de inconstitucionalidade apresentada pelo governo do Rio de Janeiro por entender que o caso é complexo e de difícil reversão. Desde então, os municípios da maioria dos Estados lutam pelo julgamento, liderados pela confederação municipalista com o apoio das entidades nos estados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES