Prefeitura cria lei que regulamenta transporte eficiente

Sílvio Mendes encaminhou à Câmara Municipal de Teresina o Projeto de Lei que regulamenta o serviço do transporte de cadeirantes

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em solenidade de entrega de mais um veículo para compor a frota do Programa Transporte Eficiente, na manhã desta terça-feira (16), o prefeito Sílvio Mendes encaminhou à Câmara Municipal de Teresina o Projeto de Lei que regulamenta na capital o serviço que realiza de forma diferenciada o transporte de cadeirantes.

A regulamentação do serviço, por meio de um projeto de lei, o torna obrigatório e impede que em outras administrações o serviço seja extinto, pois ele existe através de portaria da administração municipal. Sílvio Mendes pediu o empenho das associações e entidades no acompanhamento da tramitação do projeto na Câmara, para que este seja votado e que nenhum outro gestor acabe com o serviço.

Atualmente Teresina conta com 49 ônibus coletivos adaptados ao transporte de cadeirantes e frisa que a adaptação do transporte coletivo convencional não atende as necessidades dos cadeirantes como faz o Transporte Eficiente. ?Se o valor utilizado para compra de ônibus adaptados do transporte convencional fosse investido no Transporte Eficiente, poderíamos adquirir mais veículos para este serviço, que tem a vantagem de prestar o atendimento de forma diferenciada, atendendo o usuário na própria residência?, destacou o prefeito.

Além do microônibus entregue hoje, a Prefeitura já iniciou o processo de licitação para aquisição de mais dois carros do mesmo modelo, que juntos, elevam para oito o número de veículos do Transporte Eficiente. A secretária do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Município, Graça Amorim, ressalta que o microônibus é moderno e totalmente adaptado às necessidades de transporte dos cadeirantes, pois é fabricado já com acessibilidade, contando com ar-condicionado, elevador automático e travas que garantem mais segurança aos usuários.

Uma das beneficiárias do Transporte eficiente é a jornalista Carla Cléia, que conta ter conseguido realizar sua graduação utilizando o Transporte Eficiente. ?Antes do Transporte Eficiente eu gastava muito com táxi, graças a esse serviço, eu e outros companheiros podemos ter acesso à educação, lazer e cultura?, diz a jornalista que faz parte da Associação dos Deficientes Físicos de Teresina (ADEFT) e conta estar na expectativa pela chegada dos outros dois veículos e da regulamentação do serviço através de lei municipal.

A solenidade contou com representantes de associações e entidades ligadas aos direitos das pessoas com deficiência. Na oportunidade, a secretária da SEMTCAS, Graça Amorim, informou que já foi dado o inicio do processo para implantação do Passe Livre Eletrônico do Idoso e do Deficiente no transporte coletivo da capital. Segundo a secretária, essa nova forma vai possibilitar aos usuários ter acesso aos demais assentos nos ônibus do transporte coletivo, garantindo um maior conforto a essas pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES