Prefeitura de Teresina empossa novos conselheiros municipais

Solenidade acontece as 17 horas, no Palácio da Cidade

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (14), às 17horas, a Prefeitura de Teresina realizará a posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Saúde. Ao todo, são 32 conselheiros que atuarão no biênio 2016/2017, sendo 16 representantes dos usuários do SUS, 8 dos trabalhadores e 8 integrantes da gestão. A solenidade de posse ocorrerá no Palácio da Cidade e irá contar com a presença do Prefeito Firmino Filho e do Secretário Municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade.

O exercício do mandato do membro do Conselho é considerado de alta relevância pública e não é remunerado. Logo após a posse dos novos conselheiros, será realizada eleição para escolha da nova mesa diretora, na qual serão escolhidos, dentre os eleitos, os ocupantes dos cargos de presidente, vice-presidente, secretário e vice-secretário.

Aderivaldo Andrade, secretário municipal de saúde, destaca que a composição do Conselho permite que a sociedade participe ativamente da gestão de saúde no município: “A forma de composição do Conselho, que contempla 50% dos usuários do SUS e 50% dos demais segmentos, legitima a participação da sociedade na gestão do sistema público de saúde. Os conselheiros atuarão no controle social do SUS e irão contribuir para a melhoria dos serviços disponibilizados à população.”, afirma.

Na gestão anterior do Conselho Municipal de Saúde, o órgão foi, pela primeira vez, presidido por um representante do segmento dos usuários do SUS: Ronaldo Mendes. Ele, que foi eleito novamente como conselheiro, relata as conquistas da gestão: “O nosso mandato teve ações positivas, entre as quais destaco a conquista da nova sede para o Conselho, com espaço mais estruturado; participação nas Conferências de Saúde e atualização dos balancetes financeiros dos órgãos da saúde”, relata.

Ronaldo Mendes relembra ainda que o Conselho Municipal de Saúde promoveu junto a Secretaria Municipal de Saúde a plenária de saúde do trabalhador e no ano passado, os conselheiros participaram ativamente das discussões sobre a necessidade de contratação, por meio de concurso publico, do quadro de servidores da UPA do bairro Renascença.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES