Prefeitura desenvolve projetos para divulgar a Lei Maria da Penha

Ações incluem rodas de conversa, oficinas, palestras em escolas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Tema da redação do Enem este ano, o combate à violência contra a mulher é um assunto que a Prefeitura de Teresina trata como prioridade. Inúmeras ações são desenvolvidas pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CMPM) para divulgar a Lei Maria da Penha e ajudar mulheres vítimas de violência.

Um dos projetos é o Laboratório Maria da Penha, que capacita estudantes universitários para que possam ter conhecimento da lei, transformando-os em multiplicadores. “É uma forma de contribuir com a formação acadêmica nos cursos de Serviço Social, Direito, Pedagogia e Psicologia”, ressalta a coordenadora  da CMPM, Marcilane Gomes Batista.

Atualmente, o Ações incluem rodas de conversa, oficinas, palestras em escolas. São três turmas com 24 alunos em cada uma delas. Esse trabalho é resultado de uma parceria com o Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid).

O laboratório dura três meses. Nesse período, os estudantes visitam os órgãos que fazem parte da chamada rede de proteção e defesa dos direitos das mulheres, assistem palestras e debatem a lei.

A Coordenadoria também desenvolve o projeto Lei Maria da Penha nas Escolas, disseminando a lei entre alunos e professores. A ação acontece em 50 escolas, envolvendo mais de 20 mil alunos. “É um trabalho feito de forma lúdica. Usamos o cordel para tratar do tema e, para isso, contamos com a parceria do artista popular Tião Simpatia”, explica Marcilane.

Rodas de conversa, oficinas e a campanha do laço branco são outras iniciativas desenvolvidas pela CMPM para divulgar a lei Maria da Penha e ajudar no combate à violência contra a mulher.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES