Prefeitura fiscaliza colocação de caçambas tira-entulho em Teresina

A Prefeitura de Teresina está fiscalizando as empresas conhecidas

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Prefeitura de Teresina está fiscalizando as empresas conhecidas como "tira-entulhos" que colocam caçambas para coleta de resíduos materiais em locais proibidos. O gerente de fiscalização, Enéas Costa, foi pessoalmente a vários destes locais, no centro de Teresina, para constatar as irregularidades.

"Conforme o Código de Postura do Município estas empresas não podem colocar suas caçambas impossibilitando o trânsito de pedestres, quando postas em calçadas, nem de veículos, quando postas em vias. Também não é permitida a sua colocação em locais onde é proibido estacionar. Verificamos uma dessas irregularidades no cruzamento das avenidas 13 de Maio e Benjamim Constant, onde uma construtora colocou uma caçamba onde havia uma placa indicando proibição de estacionamento. Já notificamos a empresa, para que desloque a caçamba para o outro lado da rua, onde a lei permite a sua colocação", afirma Enéas.

O gerente explica ainda que, para facilitar o entendimento por parte da população, o que vale para os automóveis vale também para as caçambas do tira-entulho. "Da mesma forma que não se pode estacionar um carro em calçadas, obstruindo a passagem de pedestres, ou estacionar o veículo em local proibido por lei, não se pode pôr uma caçamba coletora. Também há casos onde a caçamba oferece risco de acidente de trânsito. Nesses casos o Código de Postura também é claro: não é permitido, sendo, portanto, passível de multa", complementa.

Segundo Eneas Costa, o Código de Postura dá direito à cada empresa deste ramo de possuir um caminhão com 15 caçambas (contêineres). A empresa também deve possuir licença junto à SDU da região na qual está instalada. "Em 2014 a Prefeitura notificou três empresas "tira-entulho" na região centro-norte. Não chegamos a aplicar multas porque as empresas, após serem notificadas, tomaram providências para retirar as caçambas colocadas de maneira irregular", informou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES