Prefeitura traça metas de melhoria da qualidade dos gastos em THE

A reunião integra a frente de redução de despesas

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os técnicos da Prefeitura de Teresina discutiram as oportunidades de otimização de gastos do poder público municipal para o ano de 2016, durante atividade da frente de redução de despesas do programa de aprimoramento da gestão pública Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável (Juntos).

Segundo o secretário municipal de Finanças, Jalisson Hidd, o desafio da frente de redução de despesas é implementar uma sistemática de gestão de despesas em todas as secretarias e órgãos municipais e suas unidades.

“Essa é uma das etapas mais importantes do programa e exige o engajamento de todos Com essa nova fase, a Prefeitura deverá reduzir as despesas sem prejudicar a qualidade dos serviços e as obras públicas. O trabalho agora é, a partir da análise das principais despesas da administração municipal, identificar as oportunidades de economia, com foco na otimização dos gastos públicos”, comentou Jalisson Hidd.

O secretário explicou que as despesas foram agrupadas em pacotes, de acordo com a sua natureza, e foram identificadas as oportunidades de economia: “Equipes de 13 secretarias e órgãos municipais  analisaram detalhadamente as principais despesas, com o auxílio de consultores da Falconi, conhecendo os fatores geradores desses gastos, definindo indicadores de desempenho e estabelecendo comparativos entre unidades com o mesmo perfil e boas práticas de mercado. Agora, começaremos o trabalho mais complexo, que é o de validar as metas traçadas e engajar os servidores para, num trabalho conjunto, alcançarmos o que estamos propondo. Na frente de receitas, iniciada há um ano, nós conseguimos fazer com que a receita própria do município passasse de 28% de toda a receita para 31%. Esperamos ter êxito também agora, na frente de despesas, iniciada há um mês”, completou Jalisson Hidd.

Para o secretário municipal de Planejamento e Coordenação, Washington Bonfim, a reorganização dos gastos públicos é muito importante, principalmente diante do cenário econômico nacional.

“Ano passado, vislumbrava-se que o ano de 2015 seria difícil, do ponto de vista econômico, mas com perspectivas de melhora no final do ano. Essa expectativa foi frustrada e o ano de 2016 não apresenta um bom cenário. Diante desse quadro, torna-se ainda mais importante otimizar os gastos públicos, vez que toda economia retorna como benefícios à população. A meta é economizar, em 2016, cerca de R$ 25 milhões, em diversas áreas da administração municipal. O foco dessa economia é manter ou melhorar a qualidade dos serviços, com menores custos”, ressaltou Washington Bonfim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES