101 prefeituras podem ter contas rejeitadas pelo TCE

lém de acatar a denúncia formulada pela Agespisa e a Eletrobrás Piauí, o TCE-PI decidiu cobrar pessoalmente dos gestores as multas e juros pelo atraso

TCE | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo menos 101 prefeituras piauienses podem ter as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI). A decisão foi tomada hoje pelos conselheiros, que consideraram em plenário a ausência do pagamento das contas dos serviços considerados essenciais, como água e energia elétrica, uma falta grave durante julgamento da prestação de contas dos municípios. Além de acatar a denúncia formulada pela Agespisa e a Eletrobrás Piauí, o TCE-PI decidiu cobrar pessoalmente dos gestores as multas e juros pelo atraso no pagamento das contas.

O TCE tomou essa decisão com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, que veda o endividamento dos entes públicos, sem que haja recursos assegurados para o pagamento da dívida contraída. A LRF estabelece ainda que seja feita a amortização gradual da dívida, o que não vinha acontecendo no caso dos municípios piauienses. A medida passa a valer a partir do julgamento das contas referentes ao exercício de 2010 e pode, inclusive, responsabilizar pessoalmente os gestores pelos encargos incidentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES