“Preocupada” após apagão, Dilma quer reforçar prevenção

Um apagão entre a noite desta quinta-feira e a madrugada desta sexta (4) atingiu oito estados do Nordeste.

Dilma fala sobre apagão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O porta-voz da Presidência da República, Rodrigo Baena, informou nesta sexta-feira (4) que a presidente da República, Dilma Rousseff, determinou um reforço na fiscalização e manutenção do sistema de energia do país.

Um apagão entre a noite desta quinta-feira e a madrugada desta sexta (4) atingiu oito estados do Nordeste.

A causa provável do apagão teria sido um problema em um circuito eletrônico da subestação Luiz Gonzaga, em Jatobá, Pernambuco, segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Dilma esteve reunida nesta sexta-feira com Lobão. ?Desde manhã cedo, [a presidente] determinou ao ministro de Minas e Energia as providências. A presidente de nenhuma forma minimizou o problema, tanto é que determinou reforço na fiscalização preventiva e determinou ao ministro que reforçasse a manutenção do serviço. (...) Ela de fato ficou preocupada?, disse o porta-voz da Presidência.

Segundo o porta-voz, a presidente pediu que Lobão, determinasse às empresas geradoras de energia um reforço na manutenção do serviço na região Nordeste. Além disso, de acordo com Baena, a presidente também solicitou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para reforçar a fiscalização preventiva.

Possível causa

Nesta sexta, o ministro Edison Lobão negou que tenha ocorrido sobrecarga do sistema. "Não há no mundo nada mais moderno que o sistema [elétrico] brasileiro", disse Lobão. Segundo ele, o sistema é "bom", mas tem "falhas".

De acordo com o ministro, o problema teria ocorrido em um componente eletrônico ? chamado de cartela ? que faz parte do sistema de proteção da subestação em Jatobá. Como consequência, a subestação foi desligada, atingindo os sistemas das usinas de Xingó, Paulo Afonso e Luiz Gonzaga. "O sistema inteiro acabou se desligando como autoproteção", afirmou Lobão.

A pane atingiu Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Sergipe, Piauí e Rio Grande do Norte na noite de quinta-feira e início da madrugada desta sexta. "Esses estados ficaram isolados do sistema", disse o ministro. O fornecimento de energia foi retomado durante a madrugada. Em Alagoas, isso ocorreu perto das 4h desta sexta-feira.

A falta de energia elétrica ainda causa transtornos a moradores de algumas áreas. Em pelo menos três estados, o abastecimento de água foi afetado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES