Presidenciáveis realizam debate mais quente da campanha na TV Globo

Corrupção e homofobia provocam bate-bocas no último debate na TV

Debate | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Episódios de corrupção nas gestões do PT e do PSDB e a discussão sobre a criminalização da homofobia geraram bate-bocas no último debate televisivo antes do primeiro turno, realizado na noite desta quinta-feira (2) pela "TV Globo".

A emissora e as campanhas definiram um formato no qual os dois candidatos que trocavam perguntas, respostas e comentários ficavam frente à frente, em uma mesa central, enquanto os demais permaneciam nos seus lugares ao redor.

O método adotado favoreceu o enfrentamento entre os presidenciáveis acima do que foi visto nos debates anteriores.

O esquema de desvios de recursos na Petrobras, os mensalões petista e tucano, privatizações, inflação, programas do atual governo e a suposta compra de votos para a aprovação da emenda da reeleição durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso permearam os confrontos entre Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

Entre os considerados nanicos, Levy Fidelix (PRTB), que no debate do último domingo (28) na "TV Record", propôs o enfrentamento a homossexuais e chegou a os associar à pedofilia foi cobrado de forma incisiva por Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV).

A candidata do PSOL abriu o primeiro bloco fazendo críticas à "TV Globo", afirmando que a emissora se recusou a cobrir candidaturas que estão atrás nas pesquisas.

 "Hoje estou aqui por força da garantia da lei". Em seguida, perguntou a Dilma se o escândalo da Petrobras é fruto das alianças do PT com "a direita".

Dilma respondeu que sua candidatura é a única que propôs medidas concretas para acabar com a corrupção, como criminalizar o caixa dois, afirmou ter demitido o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e permitido que se investigasse a estatal com independência.

Dilma e Marina

No segundo bloco, onde temas foram previamente escolhidos, a independência do Banco Central foi o assunto sorteado para uma pergunta de Marina. A ex-senadora escolheu Dilma e afirmou que a presidente defendia a autonomia do Banco Central em 2010 e agora mudou de posição.

"Sugiro que a senhora leia o que escreveram no seu programa. Porque a senhora ou está deliberadamente tentando confundir autonomia com independência, mas isso não é possível, candidata. Autonomia é uma coisa, independência é outra. Até porque as consequências também são outras", respondeu Dilma. Na réplica, Marina disse que a inflação está fora de controle porque o Banco Central não é autônomo.

Em seguida, acusou Dilma de não ter experiência para o cargo que ocupa. "Está falando a Dilma das eleições. E não a Dilma das convicções. Que por não ter experiência política e ter virado presidente da República, não ter sido nem vereadora, e virado Presidente da República, sabe o que acontece? Confunde os poderes."

No confronto mais ríspido entre as candidatas, Marina questionou Dilma sobre ela não ter divulgado o programa de governo e afirmou que a rival não viabilizou os compromissos feitos em 2010. A petista respondeu que cumpriu todos os compromissos, reduziu a taxa de juros e que comandou o governo que mais combateu a inflação.

Na réplica, Marina citou a demissão de Paulo Roberto Costa. "Você diz que foi o próprio diretor da Petrobras que disse que ia sair porque tinha recebido um recado. Foi negociação premiada. Existe agora a delação premiada. Houve uma demissão premiada, negociada no seu governo?".

Na tréplica, Dilma citou um diretor do Ibama nomeado por Marina quando a candidata era ministra do Meio Ambiente. "Marina, vamos colocar as coisas e os pingos nos 'is'. O seu diretor, nomeado por você, diretor de fiscalização do Ibama foi afastado do meu governo por crime de desvio de recursos. E eu não saí por aí, Marina, dizendo que você era, conhecia a corrupção e tinha acobertado a corrupção."

Marina irritou-se com Dilma e, com dedo em riste, começou a atacar a candidata mesmo sem ter direito a voz, já que o confronto havia se encerrado. Antes de ser interrompida pelo mediador William Bonner, Marina disse: "A forma como você fala toda atrapalhada é a maior…"

Dilma e Aécio

Os confrontos entre Dilma e Aécio os dois candidatos trocaram risadas irônicas em vários momentos. Mais uma vez, a candidata petista questionou Aécio sobre a defesa das privatizações da Petrobras e de bancos públicos na época em que o tucano era líder do PSDB na Câmara. O senadora aproveitou para citar o esquema de corrupção na Petrobras.

Na segunda vez que perguntou ao tucano, Dilma o indagou sobre o Minha Casa, Minha Vida. O tucano respondeu que manterá os "bons programas" da gestão petista, mas reivindicou a paternidade de alguns deles. "O Bolsa Família foi aprimorado porque ele foi unificado, só não foi reconhecida a sua origem, que está exatamente no programa do governo do Fernando Henrique, com bolsa-escola, bolsa alimentação."

"Interessante, Aécio, um programa de 14 milhões de famílias não tem nada a ver com o programa que era extremamente fatiado e não chegava a mais de dois milhões de pessoas", retrucou Dilma.

Quando foi a vez de Aécio perguntar a Dilma, o tucano escolheu a inflação e criticou a política econômica dos últimos quatro anos. "Fui bem sucedida quando se compara com o que aconteceu com os governos do qual o senhor era líder, que quebraram o país três vezes. O atual indicado pelo senhor para ser o seu eventual ministro da Fazenda é aquele que praticou taxas de inflação acima do limite superior da meta, 7,7% em 2001, e em 2002, 12,5%", afirmou a petista.

"Nem a competência do seu marqueteiro João Santana é capaz de reescrever a história. O PSDB, candidata, seja justa, seja generosa, o partido que quando assumiu a Presidência da República pegou a inflação a 916% ao ano (…) Levamos a 7%. Teve um pique de 12%, a partir da eleição do presidente Lula, da imprevisibilidade do que significaria o seu governo", respondeu o tucano.

Marina e Aécio



Nesta reta final, as pesquisas indicam que Marina e Aécio vão disputar voto a voto o ingresso no segundo turno. No primeiro confronto entre eles, o tucano questionou a ex-senadora sobre o passado petista dela e citou o mensalão.

Marina retrucou citando as suspeitas de compra de votos para a emenda da reeleição, no governo FHC.

"Vossa Excelência também esteve dentro de um partido que praticou o mensalão, quando foi da votação da reeleição. Foi ali que começou o mensalão. No entanto, Vossa Excelência também permaneceu nesse partido, e nunca vi fazer crítica à origem do mensalão."

Aécio acusou Marina de fazer uma defesa do mensalão do PT e disse que as denúncias sobre a compra de votos "jamais foram comprovadas".

Homofobia

Eduardo Jorge escolheu Levy Fidelix como interlocutor e propôs que ele pedisse perdão pelas declarações contra os homossexuais no debate anterior. Levy respondeu que apenas exerceu o direito de "livre expressão" e atacou o rival do PV. "Você não tem moral nenhuma para me falar isso. Você, acima de tudo, propõe que os jovens consumam maconha, isso é crime."

O candidato do PV disse que Levy terá de se resolver na Justiça e afirmou que o adversário "envergonhou o Brasil" com o que falou no debate da Record. Levy demonstrou irritação. "Envergonha você, cara", disse. "Vire sua boca para lá."

Em seguida, foi a vez de Luciana Genro e Levy trocarem farpas.

A candidata do PSOL comparou o discurso do candidato do PRTB às perseguições na história, como o holocausto. "O teu discurso de ódio é o mesmo discurso que os nazistas fizeram contra os judeus, é o mesmo discurso que os racistas fazem contra os negros, mas o racismo felizmente já é crime", disse Luciana. "Tu deveria ter saído do debate, algemado diretamente para a prisão."


"Fanático das privatizações" e "leviana"


Aécio protagonizou discussão ríspida com Luciana Genro. A candidata do PSOL o indagou sobre as privatizações do PSDB e o mensalão mineiro. "Vejo que você faz com o tema livre aqui o seu espetáculo, sem a menor preocupação com a realidade", disse Aécio, em resposta.

"Você que anda de jatinho, que ganha um alto salário não conhece a realidade do povo", disse Luciana. "Tu é tão fanático das privatizações, e da corrupção, que tu chegou ao ponto de fazer um aeroporto com o dinheiro público e entregar a chave para teu tio", acrescentou a candidata.

Na réplica, Aécio, com dedo em riste, acusou Luciana de ser leviana. "Você está aqui como candidata à Presidência da República". O tucano foi interrompido pela psolista. "Tu não levante o dedo para mim."

Linha auxiliar

Para atacar o governo federal, Pastor Everaldo (PSC) fez dobradinhas com Aécio em dois momentos e em um com Marina Silva. Em uma das tabelas com o tucano, Everaldo escolheu como tema o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), mas o tema obrigatório era a previdência privada.

Assim que começou a fazer a pergunta sobre o PAC, ele foi interrompido por Bonner. "Os senhores me permitam, esse bloco é de tema determinado por sorteio. Previdência. Vamos começar de novo, o senhor pode fazer a pergunta, Pastor, sobre previdência. Em respeito às regras do debate", disse o jornalista. "Então, senador, o que tem a me dizer sobre a previdência no Brasil?", emendou o candidato.

Clique aqui e curta o meionorte.com no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES