Presidente da Câmara descarta “recesso branco” para a Copa

Michel Temer (PMDB-SP) diz que votações continuarão até julho

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), descartou nesta terça-feira (11) a possibilidade de o Congresso antecipar o ?recesso branco? para 10 de junho devido à Copa do Mundo da África do Sul. A proposta de concluir todas as votações até esta data e dar ?folga? aos parlamentares até a eleição foi feita pelos líderes do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e do PSDB, João Almeida (BA). Pela proposta, até as eleições as votações aconteceriam apenas em algumas semanas em regime de ?esforço concentrado?.

Para Temer, a proposta, apesar de ?patriótica?, é inviável. ?Compreendo as razões do líder Vaccarezza. Ele atentou para uma realidade muito patriótica, que é a questão da Copa do Mundo, mas é absolutamente inviável. Vamos trabalhar regularmente até o recesso formal, que é em metade de julho. Eu acho que não tem condições para discutir esse assunto?.

O prazo fixado na Constituição para o recesso do Congresso é de 18 a 31 de julho. Normalmente, em anos eleitorais, os deputados e senadores fazem um recesso branco até as eleições nos meses de agosto e setembro. Neste período, as votações acontecem raramente e em regime de ?esforço concentrado?, uma vez que os parlamentares estão empenhados nas campanhas.

A idéia de antecipar o recesso foi lançada por Vaccarezza nessa segunda-feira (10). Ele argumenta que o quórum já seria fraco em junho devido à Copa e a festas juninas. O líder do PSDB referendou a proposta e acrescentou que muitos dos projetos que aguardam votação não deveriam ser analisados antes das eleições.

Nesta manhã, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que a decisão sobre o tema é dos líderes. Ele destacou ser difícil cumprir a pauta de votações na Câmara e no Senado até o prazo estipulado por Vaccarezza. ?Acho que nós já estamos com o tempo consumido bastante. Temos matérias importante para votar, inclusive a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)?, afirmou Sarney.

O presidente do Senado destacou que o período chamado de ?recesso branco? não pode ser entendido como férias porque os parlamentares continuam trabalhando em seus estados. Ele afirmou que somente com a votação de matérias como a LDO seria possível antecipar o ?recesso branco? para junho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES