Presidente da CNBB afirma que existência do mensalão é provada

“O processo aí no Supremo está nos dizendo que o fato existiu”, disse.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e arcebispo de Aparecida, dom Raymundo Damasceno, 75, diz que a existência do esquema do mensalão petista está comprovada.

"O processo aí no Supremo está nos dizendo que o fato existiu. Ou então estão fazendo um julgamento fictício", disse anteontem ao ser questionado sobre recentes negativas do ex-presidente Lula sobre o esquema.

Sobre o resultado do julgamento até agora, o líder da Igreja Católica no Brasil disse apenas que respeita as decisões do Supremo Tribunal Federal. "Ele [STF] que tem o processo na mão, analisa, e nós confiamos na decisão final da Justiça", declarou.

Em conversa com a reportagem no Seminário Bom Jesus, ele comparou o efeito pedagógico do mensalão com a Lei da Ficha Limpa.

"Acho que [a Lei da Ficha Limpa] tem um sentido pedagógico. Assim como quando me perguntavam sobre a questão do mensalão, dizia que tinha uma função pedagógica para o Brasil, no sentido de que isso exposto publicamente reforça a educação da sociedade para a tolerância zero com relação à corrupção", afirmou.

A reportagem indagou o presidente da CNBB sobre declaração nesta semana da nova ministra da Cultura, a petista Marta Suplicy, na qual chamou o ex-presidente Lula de "Deus".

"Eu não creio que nem o Lula acredita que ele é Deus [risos]. Foi uma força de expressão. O próprio Lula tem consciência de que ele é um cidadão com suas qualidades e suas limitações", disse.

Dom Raymundo destacou como positiva a troca, no Senado, de Marta Suplicy, defensora de bandeiras do movimento gay, por Antonio Carlos Rodrigues (PR), seu suplente que hoje é vereador em São Paulo e já se declarou contrário a aborto, eutanásia e casamento civil entre pessoas de mesmo sexo.

"Para nós é sempre visto como positivo [essa troca de perfil]. Nós sempre defendemos valores que são universais, com todo respeito a opções, grupos de pessoas que pensam diferentes."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES