Presidente da CPI do MST será investigado por atos antidemocráticos

O caso em questão refere-se à suspeita de patrocínio e incentivo a atos antidemocráticos tanto no Rio Grande do Sul quanto em Brasília, em oposição ao resultado das eleições de 2022.

Presidente da CPI do MST será investigado por atos antidemocráticos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu uma determinação ordenando que a Polícia Federal retome as investigações relacionadas à suposta participação do deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS) em atos antidemocráticos.

O caso em questão refere-se à suspeita de patrocínio e incentivo a atos antidemocráticos tanto no Rio Grande do Sul quanto em Brasília, em oposição ao resultado das eleições de 2022. O pedido de investigação teve início no Rio Grande do Sul, mas o Tribunal Regional Federal da Quarta Região determinou que, devido ao deputado Tenente-Coronel Zucco possuir foro privilegiado, a análise do caso deveria ser conduzida pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

O ministro Alexandre de Moraes, que é o relator das investigações relacionadas a atos antidemocráticos e golpistas, autorizou a Polícia Federal a analisar se há indícios de crime na conduta do parlamentar. Em sua decisão, o ministro escreveu: "Encaminhe-se os autos à Polícia Federal, para continuidade das investigações". Dessa forma, a PF será responsável por dar continuidade ao processo investigativo no caso envolvendo o deputado Tenente-Coronel Zucco.

Tenente-Coronel Zucco, presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar invasões de terras pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), divulgou uma nota por meio de sua assessoria em resposta à investigação em curso. Na nota, o parlamentar expressou estar tranquilo em relação à investigação, negou ter cometido qualquer crime e mencionou a possibilidade de instrumentalização para fins políticos, dada a sua atuação na CPI do MST.

No ano passado, a Polícia Civil do RS apontou o deputado como incentivador dos atos antidemocráticos de bolsonaristas contra o resultado das eleições de 2022.

O documento da Polícia Civil cita uma postagem feita por Zucco, que na época era deputado estadual. Nela, o parlamentar postou uma foto de um ato antidemocrático em frente ao Comando Militar do Sul que bloqueou vias da região – a Brigada Militar orientou os integrantes a desobstruí-las, e o MPF recomendou que a prefeitura de Porto Alegre atuasse para isso acontecer.

De acordo com a investigação, na publicação Zucco pedia que as pessoas fossem protestar no local. Segundo a polícia, ele ainda respondia internautas alegando retomar ‘aquilo que as eleições supostamente teriam subtraído do povo’.

Veja a nota emitida pela defesa:

 Fiquei surpreso ao saber pela imprensa da existência da solicitação de investigação encaminhada à Polícia Federal pelo Supremo Tribunal Federal. 

 A notícia de fato que embasa o pedido foi feita junto ao TRF-4 baseada em postagens feitas por mim em rede social nos meses de outubro e novembro de 2022. Como fui eleito deputado federal o processo seguiu para o STF conforme determina a Constituição Federal.  

 Chama atenção, contudo, o sensacionalismo com que alguns veículos trataram do tema, passando a impressão de terem sido instrumentalizados para uma atuação política justamente em momento em que assumo a presidência da CPI do MST. 

Trata-se de tentativa de “requentar” pauta já há muito esclarecida. Trata-se de tentativa de cercear o pleno exercício de minha atividade parlamentar, isso sim atitude daqueles que não possuem apreço pelo Estado Democrático de Direito. 

 Documentos e vídeos de domínio público da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul demonstram que não há qualquer indício de envolvimento meu com quaisquer atos atentatórios à democracia. 

 Estou tranquilo em relação à investigação e certo de que a Polícia Federal verificará que nenhum crime houve assim como já observado pela autoridade policial do Rio Grande do Sul. Informo que minha assessoria jurídica se encontra à disposição da justiça para colaborar e esclarecer quaisquer pontos que se mostrem necessários. 

 Por fim, seguiremos firmes na missão de buscar todos os esclarecimentos sobre a escalada de invasões de propriedades privadas no âmbito da CPI do MST, bem como exercerei o mandato parlamentar outorgado pelo povo gaúcho com vigor, coragem e técnica, dentro do que preceitua a Constituição Federal. 

   

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES