Presidente da Guiana vê Venezuela 'imprevisível' e pede liderança do Brasil

Em entrevista exclusiva, Irfaan Ali diz que a Venezuela é 'muito imprevisível' e lembra que o plebiscito sobre a anexação ocorreu apesar de uma proibição da Corte Internacional de Justiça.

Presidente da Guiana vê Venezuela 'imprevisível' e pede liderança do Brasil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Guiana, Irfaan Ali, expressou em uma entrevista exclusiva à GloboNews nesta quarta-feira (6) sua expectativa de que o Brasil assuma um papel de liderança na preservação da paz na América do Sul. Essa declaração ocorre após o governo venezuelano realizar um referendo sobre a anexação de dois terços do território da Guiana.

"Nós esperamos que o Brasil tenha um papel de liderança, um papel significativo em garantir que essa região se mantenha... O que a Guiana quer, a única ambição da Guiana é que essa região se mantenha uma região de paz e estabilidade, onde todos nós podemos coexistir em harmonia", diz o presidente da Guiana.

Ali afirmou que percebe o apoio do Brasil à Guiana e elogiou a resposta do governo brasileiro ao impasse como "muito madura". No domingo (3), o presidente Lula (PT) expressou sua esperança de que ambas as partes demonstrem "bom senso" diante da situação.

“Como você sabe, antes do referendo eu tive uma ligação com o presidente Lula. O presidente Lula e o governo brasileiro mandaram uma equipe de enviados para a Venezuela para conversar com o presidente Maduro. Nós vemos o governo brasileiro tomando medidas para garantir seu território".

O fato de o Brasil ter uma boa relação com a Venezuela não é motivo de preocupação para a Guiana, diz o presidente.

“O Brasil tem uma boa relação conosco também e nós esperamos que a Venezuela aja com princípio. Nós conversamos com o presidente Lula e com o ministro do exterior (Mauro Vieira) e os dois garantiram que a Venezuela estará do lado certo da lei ... Então, nós temos confiança de que o Brasil vai agir de maneira responsável, de maneira que seja condizente de um país que mostra maturidade e liderança”.

'A Venezuela é muito imprevisível'

Questionado sobre uma eventual invasão militar por parte dos venezuelanos, Irfaan Ali disse que "a Venezuela é muito imprevisível". O presidente guianês lembrou que o plebiscito sobre a anexação do território da Guiana ocorreu apesar de uma proibição da Corte Internacional de Justiça.

"Eles mandaram um recado à Corte Internacional de Justiça de que não estão preocupados com uma ordem internacional e com a ordem da Corte. Ao lidar com um estado como esse, você tem que garantir que está do lado da cautela, você tem que garantir que tem todos os sistemas no lugar para qualquer eventualidade, porque não há racionalidade, não há comportamento racional", argumentou Irfaan Ali.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES