Presidente de CPI faz fala machista e gordofóbica ao rebater deputadas

Essa atitude gerou repúdio e críticas de diversos setores.

Tenente Coronel Zucco | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a reunião da comissão nesta quinta-feira (3), o deputado Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), presidente da CPI do MST, proferiu uma declaração machista e gordofóbica. Ele sugeriu que a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) deveria "ficar mais calma" e fez uma pergunta ofensiva, questionando se ela preferia remédio ou hambúrguer. Essa atitude gerou repúdio e críticas de diversos setores.

“A senhora pode, também, daqui a pouco tomar qualquer atitude, ficar mais calma. A senhora respeite, a senhora está nervosa, senhora deputada? Quer um remédio? Ou quer um hambúrguer?”, disse Zucco.

A fala foi feita durante o depoimento do líder da FNL (Frente Nacional de Lutas Campo e Cidades), José Rainha, na CPI do MST, o deputado fez a declaração inapropriada. Após a exibição de um vídeo em que Rainha pedia votos a Sâmia Bomfim (PSOL-SP), o deputado proferiu uma fala machista e gordofóbica. Essa atitude foi alvo de repúdio e críticas de diversos setores.

Após a declaração ofensiva de Zucco, Sâmia afirmou que o episódio foi um claro exemplo de violência política de gênero.

“É o nosso instrumento de defesa, mas também de ataque para aqueles que acham que vamos nos intimidar”, afirmou a deputada sobre lei que combate à violência política contra mulheres.

Sâmia ainda foi interrompida pelo relator da CPI, Ricardo Salles (PL-SP), que alegou que ela estava se vitimizando. Talíria respondeu a Salles pedindo para que ele se calasse e destacou que é inaceitável que deputadas sejam alvo de ataques durante a comissão.

O presidente da CPI, por sua vez, concordou em retirar dos registros da CPI, as notas taquigráficas, a declaração ofensiva contra Sâmia.

Para justificar sua fala ofensiva, Zucco alegou que se sentiu desrespeitado e mencionou que tem um irmão em tratamento contra o câncer, o qual teria sido demitido após o deputado assumir o comando da comissão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES