Presidente Dilma diz que Brasil deve seguir trilho de crescimento responsável

Ela afirmou que Congresso, União e estados darão resposta “firme” à crise

Avalie a matéria:
A presidente Dilma discursa em cerimônia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (16), durante cerimônia no Palácio do Planalto, que o Brasil deve seguir em um ?trilho de crescimento responsável? diante da crise financeira internacional.

?Vamos garantir que o nosso país permaneça num trilho de crescimento responsável. Mantendo os investimentos. Tenho certeza de que esse momento de turbulência vai nos encontrar cada vez mais empenhados, União, estados e municípios, Câmara e Senado. Cada vez mais empenhados em dar respostas firmes e concretas diante desse momento?, afirmou, durante cerimônia de anúncio da criação de quatro novas universidades federais.

Segundo a presidente, o Brasil não está ?imune? à turbulência econômica que afeta, principalmente a Europa e os Estados Unidos, mas pode ?cada vez mais se blindar? para evitar os efeitos da crise.

?O Brasil não é uma ilha, mas é integrado por brasileiros corajosos que, apesar de não sermos imunes à crise, podemos cada vez mais nos blindar e fazer com que esse processo de crescimento signifique elevação da nossa capacidade econômica, do número de empregos e de oportunidades?, disse.

Educação

A presidente disse ainda que, em "poucos anos", o atual governo e o do presidente Luiz Inácio Lula da Silva fizeram na área da educação o que não foi realizado em cem anos. Segundo ela, não houve nos governos anteriores ao de Lula incentivo ?sistemático? à democratização do ensino.

?Eu me lembro que, muitas vezes, nesta mesma sala, até disse ao presidente Lula: estamos fazendo em poucos anos o que não foi feito nos últimos cem anos. Se o Brasil tivesse apostado na educação de forma inclusiva e sistemática, teríamos dado em muitos anos os passos necessários?, afirmou.

Ao lado do ministro da Educação, Fernando Haddad, Dilma participou da cerimônia de anúncio da criação de quatro novas universidades federais e de 120 novas unidades dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

A essas 120 unidades de educação profissional, se somam 88 em construção, com término previsto para o final de 2012. Segundo o MEC, ao final de 2014, o país terá 208 novas unidades de educação profissional.

?Nos próximos quatro anos, o meu governo entregará 208 novos institutos federais de educação tecnológica. Quando nós chegarmos a 2014, o Brasil terá 562 institutos, quadruplicando a rede de que dispõe em 2012, um número muito importante para um país que não quer mais ser aquém de seu potencial?, afirmou.

Durante o discurso, Dilma fez um apelo ao Congresso Nacional para que aprove o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), programa que visa garantir bolsas e financiamento para formação técnica e profissional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES