Presidente Dilma Rousseff entrega mais de 4 mil casas no Maranhão

A entrega aconteceu na manhã desta segunda-feira (10)

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff (PT), entregou na manhã desta segunda-feira (10), mais de 4 mil unidades habitacionais dos Residenciais Santo Antônio e Amendoeira em São Luís, no Maranhão e entregas simultâneas de unidades nos municípios de Caxias/MA, em Campo Grande/MS e em Anastácio/MS do Programa Minha Casa Minha Vida.

A solenidade que foi marcada pela presença de diversas autoridades, incluindo o governador do Piauí, Wellington Dias, teve a sua abertura com o pronunciamento do governador do Maranhão Flávio Dino que destacou que está muito feliz com a entrega e que o Brasil vai voltar a crescer.

“Sabemos o que se passa no coração do povo mais pobre desse país, é claro que todos nos somos contra a corrupção, defendemos a apuração de quem quer que seja que tenha cometido coisas erradas. Agora, nós separamos as coisas, nós defendemos que haja tudo isso mas com respeito a constituição, com respeito a democracia e as regras do jogo que foram estabelecidas por nossa nação. O Brasil enfrenta as consequências de uma crise econômica mas nós estamos reunidos simbolicamente em um abraço a democracia, a liberdade, a constituição e ao governo da presidente Dilma Rousseff, porque esse é o caminho do Brasil. Eu quero cumprimentar quem está recebendo casa hoje, vocês representam muito aquilo que já foi feito no Brasil, uma casa acima de tudo é feito de gente, das famílias, de alegria, esperança, é por isso que nós estamos em um momento bonito em que milhares de pessoas trabalharam nessas obras, mas acima de tudo estamos felizes porque nós representamos o Brasil e o que há de mais belo no coração das pessoas, que é a generosidade. O Brasil vai voltar a crescer, a gerar emprego”, afirmou o governador Flávio Dino.

Logo em seguida, por meio de muitos aplausos e gritos de comemoração, a presidente Dilma Rousseff (PT) se pronunciou e cumprimentou todos os presentes.  “Quero cumprimentar o nosso querido governador do Mato Grosso do Sul e o ministro das cidades Kassab que me representa lá em Campo Grande, porque nós estamos fazendo uma cerimônia em tempo real em quatro cidades do Brasil. Em Caxias eu queria cumprimentar a Carla que recebeu a chave da sua casa e por meio dela eu quero cumprimentar as famílias do residencial Vila Paraíso, cumprimento o prefeito Leo Coutinho. Eu queria cumprimentar cada uma das famílias aqui presentes, quero saudar todos os moradores de Santo Antônio e Amendoeira, quero dizer para vocês que agora cuidar das casas é algo que passa a ser responsabilidade de cada uma das famílias e eu estou muito feliz de estar aqui entregando essas chaves, agradeço as palavras do Flávio Dino que demostra que quem tem parceiros como ele tem apoio efetivo e reais. Quero cumprimentar a Daniela Lima, a primeira-dama, cumprimento também o nosso querido governador do Piauí, Wellington Dias que está prestigiando esse ato, como também o prefeito de São Luis Edvaldo Holanda Júnior”, declarou ela.

Dilma Rousseff destacou ainda que com o programa, o Governo Federal está realizando um sonho de muitos brasileiros. “Nós estamos aqui em São Luis e esse é um momento especial, mais de quatro mil famílias recebem hoje a chave da sua casa própria, quando eu entrego a chave eu sei que estou entregando muito mais que uma construção de cimento, tijolo, telhado, estou entregando um espaço onde cada um de vocês tem agora uma segurança, porque casa é primeiro sinónimo de segurança, depois é sinônimo de uma outra coisa muito importante, um lugar para a gente construir laços afetivos, é ali na casa que o pai e mãe amam as crianças, é ali na casa que começa os encontros, os namoros, os noivados. Nessa construção que talvez seja a mais humana é onde construimos o futuro da família e agora com esse lançamento que nós tivemos aqui hoje nós estamos entregando 4.467 moradias e eu quero dizer que eu tenho certeza que essas famílias vão saber usar isso que alem de tudo também é um patrimônio. Não vendam suas casas, sejam capazes de conservá-las, muitos aqui moravam de aluguel, muitos aqui moravam de favor em casa de parentes, muitos viviam em área de risco, agora vocês terão aquilo que é de vocês”, pediu a presidente.

A presidente continuou o seu discurso afirmando que o sonho dos brasileiros são vários, mas o sonho de uma casa própria pertence a todos. Ela destacou que quando o governo começou com o programa um pequeno grupo de pessoas afirmou que ele seria inviável. “Esse grupo é o que considera que a população do país não tem direito a serviços essenciais, a benefícios essenciais, eu quero dizer para vocês uma coisa importantíssima: Essas casas foram construídas pelos recursos arrecadados pelos impostos, uma decisão política é construir casas para aqueles que mais precisam, vocês sabem que antes vocês não conseguiam sequer passar na porta da Caixa Econômica, nós colocamos recursos do governo para garantir essas moradias e tenho certeza que aqui  vocês terão acesso aos serviços básicos e essenciais. Eu defendo com persistência que nas casas do Minha Casa Minha Vida a gente plante árvores, nós precisamos embelezar o residencial, isso cabe a vocês”, continuou Dilma Rousseff.

Dilma Rousseff destacou ainda que o governo tomou a decisão de criar o Programa Minha Casa Minha Vida no final da gestão do ex-presidente Lula e que agora quase quatro milhões de moradias já foram entregues. “Diziam que a gente não ia conseguir pois eu queria dizer que nós estamos chegando a quase quatro milhões de moradias, nós vamos no dia 10 de setembro lançar a terceira fase do Minha Casa Minha Vida com mais três milhões de moradias. Vamos continuar destinando os recursos públicos para habitação popular porque nós não vamos deixar haver retrocesso nos programas sociais e é fundamental que no final de 2018 que mais 3 milhões de famílias brasileiras tenham direito a um lar para chamar de seu. Se nós tivéssemos tido medo não teríamos essa cerimônia aqui”, declarou.

A presidente aproveitou o momento para falar sobre a crise econômica do Brasil e assegurou que tudo é passageiro. “Nós estamos passando por um momento de dificuldades, mas o Brasil é muito mais forte que isso, nós estamos em uma travessia, não estamos parados. É um período de dificuldades que causa incerteza e apreensão nas pessoas, não fiquem inseguros nem apreensivos, essa é uma situação temporária, ela vai passar e vai ser rápido. Mesmo durante essa travessia não abandonaremos os programa sociais, não vamos deixar de garantir o acesso das pessoas mais pobres ao Prouni, não vamos recuar do Bolsa Família. Precisamos entender que é necessário um grande esforço do governo, eu trabalho dia e noite incansavelmente para que essa travessia seja a mais breve possível. O Brasil precisa que as pessoas pensem primeiro nele, pensem no que serve a nação e só depois pensem em seus partidos e nos seus projetos pessoais. O Brasil precisa de estabilidade para fazer essa travessia, não adianta um ficar brigando com outro porque não resolve a situação, ninguém que pensa no Brasil deve aceitar isso, os grupos que falam que vão enfraquecer o governo, isso é pior para a população, é pior para todos nós. Não concordamos com nenhuma medida aprovada que leve a instabilidade tanto econômica quanto  política, não concordamos com medidas que levem ao caos”, falou.

Para finalizar, a presidente Dilma Rousseff desejou que todas as famílias do Brasil tenham oportunidade de realizar seus sonhos. “Vamos repudiar sistematicamente o que fazem para atingir qualquer governo, no ‘vale tudo’ quem acaba sendo atingido pela torcida é a população do país, do Estado e do município, tudo que nós estamos fazendo tem um objetivo claro, dar condições para entrarmos em um novo ciclo de crescimento, garantindo mais renda, gerando mais emprego, garantia para as famílias poderem trilhar o caminho do seu desenvolvimento, dentro disso está o Minha Casa Minha Vida, assim como vocês tiveram a oportunidade de conquistar o seu lar, nós queremos que os brasileiros que precisem conquistem a sua casa própria, porque construir a casa também gera emprego, a roda da economia gira e todo mundo ganha”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES