Dilma tem o apoio formal de 72% do novo Senado; veja!

Dilma Rousseff tem o apoio de pelo menos 59 dos 81 senadores – o que equivale a acachapantes 72% do Senado.

Avalie a matéria:
Dilma | Arquivo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Senado, grande pesadelo do governo de Luiz Inácio Lula da Silva e trincheira da oposição, que impôs derrotas importantes ao Planalto, agora, na nova legislatura ,parece domesticado, após a passagem pelas urnas de 54 de suas cadeiras (dois terços da composição da Casa). Desta vez, considerada a filiação partidária de cada parlamentar, Dilma Rousseff tem o apoio de pelo menos 59 dos 81 senadores ? o que equivale a acachapantes 72% do Senado.

A oposição minguou drasticamente, após a eleição. Saiu das urnas com 17 cadeiras de senadores ? isto é, 21% do Senado. Perdeu os principais postos influentes, como o comando da Comissão de Constituição de Justiça, antes comandada pelo democrata Demóstenes Torres (GO) e hoje nas mãos do peemedebista Eunício Oliveira (CE).

No entanto, os oposicionistas desdenham da maioria conquistada por Dilma: ?as coisas aqui não são tão simples assim. Quem é que garante ter todos os votos do PMDB??, desafia Demóstenes Torres, disposto a apostar nos dissidentes, infiéis e insatisfeitos de ocasião, a depender da matéria em discussão ou dos humores do Planalto. O discurso dominante entre os oposicionistas ? caso de Aécio Neves (PSDB-MG) ? é o da afirmação da independência do Legislativo, argumento de baixo potencial de convencimento, diante do poder da caneta presidencial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES