Presidente do Conselho mantém funcionário fantasma

O advogado Luiz Eustáquio Diniz Martins foi transferido do gabinete para o colegiado

Presidente do Conselho tem func. fantasma | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Responsável por administrar as denúncias por quebra de decoro parlamentar contra senadores, o presidente do Conselho de Ética do Senado, Paulo Duque (PMDB-RJ), mantém um funcionário fantasma no colegiado.

Segundo reportagem do jornal "O Estado de São Paulo", o advogado Luiz Eustáquio Diniz Martins foi transferido do gabinete do peemedebista para o colegiado há mais de oito meses, mas ele mora no Rio de Janeiro e não comparece ao Senado.

A Folha Online entrou em contato com o chefe de gabinete de Duque, Zacheu Barbosa Teles, que não quis comentar a denúncia. O senador nem o assessor foram localizados. Por telefone, servidores do Conselho de Ética disseram que não conhecem Martins.

De acordo com o jornal, Martins recebe um salário de R$ 5.000 e foi transferido em novembro do ano passando, quando Duque não integrava o Conselho de Ética.

Segundo reportagem da Folha publicada na semana passada, o presidente do Conselho de Ética apresentou emenda ao Orçamento de 2009 que deve valorizar uma de suas propriedades, localizada em Maricá, a 58 km do Rio. Duque é dono de uma casa de praia no bairro de Ponta Negra, a 20 km do centro de Maricá.

Um dos acessos de Ponta Negra à chamada "região dos lagos", a estrada velha de Jaconé recebeu emenda de R$ 1,3 milhão para pavimentação. Segundo a prefeitura local e dois agentes imobiliários de Maricá consultados pela Folha, o asfaltamento deve valorizar propriedades em Ponta Negra e nas margens da estrada. Com 12 km, a estradinha é um trecho da RJ-118 que fica enlameado no período de chuvas, inviabilizando o trânsito para ônibus e caminhões.

Polêmicas

Um dia após ser eleito para comandar o Conselho de Ética, Duque sinalizou que pretende blindar o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Ele disse que não teme ser cobrado para que atue com isenção porque a opinião pública é volúvel.

Duque, que é segundo suplente do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) --chegou ao Senado sem um único voto--, tentou minimizar as acusações contra Sarney afirmando que elas fazem parte do cotidiano da política. "Nomeação política, por exemplo, existe desde que Brasil é Brasil. Pero Vaz de Caminha pediu emprego para o primo", afirmou.

Como presidente do conselho, ele pode arquivar sumariamente as quatro denúncias e a representação do PSOL que pedem a cassação do mandato de Sarney.

Em entrevista para a Folha, Duque disse que para julgar Sarney por quebra de decoro é preciso uma acusação "seríssima". Não é o caso, disse ele, dos atos secretos, que considera uma "grande bobagem", algo "inventado por alguém".

Para Duque, também não é o caso de haver julgamento por causa da contratação de parentes. "[Sarney] prestou muitos serviços ao país. Ficarem vasculhando a vida dele porque nomeou um neto é bobagem." Como presidente do conselho, ele pode arquivar sumariamente as três denúncias e a representação que pedem a cassação do mandato de Sarney.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES