Presidente do PCdoB, Luciana Santos é cotada para Ministério da Mulher

Vice-governadora de Pernambuco, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, 57 anos, tem longa carreira política.

Luciana Santos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos está sendo cotada para assumir o Ministério da Mulher. Ela encontrou com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta semana. Já o deputado André de Paula (PSD-PE) pode assumir a Embratur. 

Vice-governadora de Pernambuco, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, 57 anos, tem longa carreira política. Natural de Recife, formou-se em engenharia elétrica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Luciana Santos é cotada para o Ministério da Mulher | FOTO: Reprodução

Já foi vice-presidente regional da União Nacional dos Estudantes (UNE) e em 1996 se elegeu deputada estadual, sendo reeleita em 1998.

Em 2000, Luciana foi eleita prefeita de Olinda (PE) pelo PCdoB como a primeira mulher da sigla a assumir uma prefeitura, sendo reeleita em 2004. Em 2009, tornou-se vice-presidente do PCdoB. No mesmo ano, ao sair da prefeitura, foi nomeada pelo governador pernambucano Eduardo Campos (2007-2014), do PSB, secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente.

Em 2010, ela foi eleita deputada federal. Na Câmara dos Deputados, foi líder do bloco partidário formado pelo PCdoB, PSB e Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de março a julho de 2012, sendo também líder de sua agremiação na Casa de 2012 a 2013 e, posteriormente, entre março de 2013 e fevereiro de 2014, vice-líder.

Como deputada federal, Luciana foi presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura e atuou na Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito a Comunicação com Participação Popular (Frentecom) e na Frente em Defesa da Indústria.

Luciana também foi membro titular das comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, de Desenvolvimento Urbano e de Cultura, da qual foi vice-presidente.

Com informações do Diário do Centro do Mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES