Presidente do STF, Barroso defende a descriminalização do aborto

Ministro afirmou que a interrupção da gravidez deve ser evitada, o que não significa que mulheres devam ser presas por isso

Presidente do STF, Barroso defende a descriminalização do aborto | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira, Dia Internacional da Mulher, Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), expressou seu apoio à descriminalização do aborto. O ministro destacou a necessidade de conquistar os direitos à liberdade sexual e reprodutiva das mulheres no país, ressaltando que isso não implica em encorajar o aborto.

Barroso afirmou sua discordância com a detenção de mulheres que tenham passado por procedimentos de interrupção da gravidez. Essa declaração foi proferida durante uma aula magna na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).

— É preciso explicar para a sociedade que o aborto não é uma coisa boa, o aborto deve ser evitado. Portanto, o estado deve dar educação sexual, contraceptivos e amparar a mulher que queira ter filho — iniciou o presidente do STF — E explicar para as pessoas que ser contra o aborto, não querer que ele aconteça não significa querer que se prenda as mulheres que passam por este infortuno, que é isso que a criminalização faz. 

O ministro defendeu ainda que esta conscientização sobre a descriminalização do aborto deve ser difundida pelo país. Barroso relembrou que o tema deve voltar à pauta da Suprema Corte: 

— Essa campanha tem que ser difundida para que a gente possa votar isso no Supremo, porque a sociedade não entende do que se trata. Não se trata de defender o aborto, trata-se de enfrentar esse problema de uma forma mais inteligente que a criminalização, prender a mulher não serve para nada — afirmou o presidente do STF. 

No início do evento, o ministro ainda se descreveu como um "feminista de longa data" e homenageou as mulheres pela data desta sexta-feira. 

— Apesar de ser do sexo masculino, sou um militante feminista de longa data. Quem acompanha minha vida no STF saberá que minha secretária-geral é uma mulher, que a minha secretária-geral no CNJ é uma mulher, minha chefe de gabinete é uma mulher, portanto, na minha vida e no meu gabinete a gente nós vivemos um matriarcado e tem dias que eu me sinto oprimido — brincou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES