Presidente do TJ-PI quer estreitar os laços com a população e define metas

Presidente destacou as prioridades para gestão do Tribunal de Justiça do Piauí.

Desembargador Hilo de Almeida Sousa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criar um lugar onde todos possam ter acesso ao pleno exercício da cidadania é uma das prioridades destacadas pelo novo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador Hilo de Almeida Sousa, que foi empossado na última sexta e já nesta segunda-feira, 9, recebeu o governador Rafael Fonteles para tratar sobre a segurança e as medidas tomadas diante dos atos antiterroristas e também sobre a ação judicial do TJPI contra o Executivo.

O presidente disse em seu discurso de posse que garantir o exercício da cidadania é um sonho perfeitamente possível, caso haja trabalho em conjunto entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.

Presidente do TJPI, desembargador Hilo de Almeida Sousa (Divulgação)

“Imaginem os mais diferentes tribunais, órgãos governamentais, especialmente os que atuam prestando serviços de cidadania, atuando em parceria para que as pessoas possam ser atendidas dentro das inúmeras possibilidades que a internet nos oferece”.

O desembargador destacou também a meta de investir na ampliação das secretarias unificadas, uma iniciativa que já provou o quanto é possível melhorar a gestão de recursos humanos e materiais, trazendo mais economia e eficiência para o Judiciário. “Isso sem falar nas ações que vão operar em áreas como sustentabilidade ambiental, regularização fundiária, valorização e tantos outros”.

No discurso, o desembargador chamou a atenção para o desafio de aproximar o Poder Judiciário das pessoas. “Colocar num pedestal inalcançável a forma e os recursos de se fazer justiça no país é separar o instrumento da sua finalidade, do seu propósito. Nossa missão passa por encontrar novas e eficientes formas de estreitar esse laço”, afirmou, destacando a necessidade de criar instrumentos de acesso à Justiça, tornando-a cada vez mais célere e eficaz, é um objetivo que vem sendo perseguido há várias gestões deste Tribunal de Justiça.

O desembargador falou da digitalização, que permitiu o fim dos processos físicos; a modernização dos instrumentos de acompanhamento das unidades judiciárias que deu destaque nacional no quesito transparência, além da entrega dessa nova e moderna sede, foram apenas alguns dos vários passos dados rumo ao avanço significativo deste Tribunal.

Dr. Hilo ressaltou a sensação indescritível ao assumir a presidência do TJ e declara que o homem que assume o Poder Judiciário do Piauí é um como tantos outros brasileiros. “Filho de agricultores do interior do Maranhão, aprendi a amar e respeitar a terra, os animais, a natureza, a simplicidade e a incrível capacidade do ser humano em ser absurdamente comum na sua grandeza”, disse, afirmando ser um daqueles que realmente acreditam que não existem coincidências, mas trabalho manual de Deus.

Desembargador Hilo de Almeida Sousa destaca prioridades (Divulgação)

No seu discurso, o desembargador Hilo lembrou a frase do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins. "O Poder Judiciário é um fiador da vontade popular. Justiça forte. Cidadania respeitada".

Ele ressaltou que tanto em nível federal quanto estadual, a missão agora é urgente e deixou claro que é hora de unir forças para trabalhar em prol da sociedade. “O cenário pede diplomacia, união, harmonia, segurança e, sobretudo, diálogo”, disse, citando que o diálogo não deve prevalecer somente entre os Poderes, mas entre as pessoas.

“Precisamos estar dispostos a abrir uma frente muito ampla para a construção do país que sonhamos e tanto precisamos. E isso começa com o fortalecimento e com o respeito às instituições. Os três poderes, conforme assegura a nossa Constituição Federal, devem ser independentes, sem dúvida, mas também harmoniosos”.

Sobre sua missão na presidência do TJPI, o desembargador diz que a posição é desafiadora. “Foi o sonho dos meus pais, a porta para o estudo e a formação em Direito. Passei no concurso de promotor, me tornei desembargador e posso dizer que sou prova viva da teimosia ancestral do brasileiro em fazer dar certo” contou, citando que tem a missão de ajudar a construir um cenário que reúna todas as condições para que histórias como a sua e de tantos outros piauienses e brasileiros, não sejam exceção. “Sim, meus senhores, nunca é demais lembrar que só uma justiça forte é capaz de fazer respeitada a cidadania. O direito de cada brasileiro e brasileira a viver com dignidade. É esse nosso compromisso”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES