Presidente do TRE-PI rebate críticas de Sílvio Mendes

O ex-prefeito teria dito que não acreditava mais na imparcialidade de alguns dos juízes da Corte eleitoral.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Haroldo Oliveira Rehem, divulgou ontem uma nota rebatendo as declarações do ex-prefeito e candidato derrotado a governador do Piauí nas eleições de 2010, Sílvio Mendes, sobre o atraso nos julgamentos dos processos movidos por ele contra o governador Wilson Martins. Sílvio desistiu de mover os processos judiciais de sua autoria que tramitavam no TRE-PI.

O ex-prefeito também teria dito que não acreditava mais na imparcialidade de alguns dos juízes da Corte eleitoral, que teriam ligações com um dos citados nos processos, o governador Wilson Martins ou seu advogado, Willian Guimarães. Segundo o presidente do TRE-PI, as decisões são precedidas de amplo debate e espelham o entendimento unânime, ou pelo menos majoritário, dos membros do Tribunal, tomadas com base no princípio constitucional do livre convencimento motivado.

?Esclarecemos à sociedade em geral que as ações ajuizadas, quando submetidas ao crivo da Corte, são decididas colegiadamente, aqui não existindo qualquer distinção entre seus membros, vez que todos são Juízes Eleitorais e exercem, com as mesmas prerrogativas e responsabilidades, suas funções judicantes?, explica o desembargador.

Haroldo Rehem destaca ainda que nos processos em que Sílvio Mendes é autor, não há registro de qualquer pedido de suspeição contra seus relatores e demais membros. Além disto, ressalta o desembargador, nenhum dos juízes do TRE-PI, sejam titulares ou substitutos, responde a sindicâncias ou processos de natureza disciplinar. Ele convoca Sílvio a apresentar denúncias formais contra os membros do Tribunal que teriam relações ilícitas com qualquer uma das partes nos processos julgados.

?O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí repudia toda e qualquer insinuação desvestida de dados concretos e precisos acerca de desvios de conduta sugeridos nas mencionadas matérias, orienta aos jurisdicionados em geral e, em especial ao senhor Sílvio Mendes de Oliveira, que em possuindo elementos bastantes a demonstrar a existência de qualquer ilicitude na consecução das atividades deste Órgão Judicial, apresente-os formalmente, através dos canais competentes para a respectiva apreciação?, conclui a nota.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES