Presidente do TSE nega liminar a candidato Evandro Ribeiro Abreu

O candidato ao cargo de vereador teve sua prestação de contas das eleições de 2008 desaprovadas.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, negou ontem o pedido de liminar em recurso ordinário em mandado de segurança, proposto por Evandro Ribeiro Abreu, candidato a vereador no município de Demerval Lobão nas Eleições 2008, que pretendia suspender efeitos de decisão do Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI) que reprovou suas contas de campanha.

Ao analisar o pedido, o ministro salientou que a jurisprudência do TSE é no sentido de que a desaprovação de contas de campanha não impede a obtenção da certidão de quitação eleitoral, “tampouco gera a suposta inelegibilidade alegada pelo candidato no processo”.

O candidato ao cargo de vereador teve sua prestação de contas das eleições de 2008 desaprovadas pela Justiça eleitoral sob alegação de que teria arrecadado R$ 2.480,00 referentes à cessão de veículos, sem ter emitido os respectivos recibos eleitorais.

Foi impetrado Mandado de Segurança contra ato do TRE-PI, buscando suspender os efeitos da decisão de desaprovação das contas. No recurso, o candidato alegava que sua prestação de contas foi desaprovada sem que fossem analisados os documentos constantes da prestação de contas retificadora.

Para o ministro Ricardo Lewandowski, “não, há, nesta primeira análise, periculum in mora [perigo da demora] apto a autorizar a manifestação da Presidência do TSE”. Nesse sentido, indeferiu a liminar requerida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES