Presidente do TSE recebe título de cidadão piauiense

O presidente da Alepi, Themístocles Filho, ressaltou o trabalho de Lewandowski no TSE

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Ricardo Lewandowski, recebeu na noite desta sexta-feira (23), o título de cidadão piauiense. A homenagem da Assembleia Legislativa piauiense foi uma iniciativa do deputado estadual e presidente da Casa, Themístocles Filho. A cerimônia contou com a presença do governador Wilson Martins; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Haroldo Rehem; do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Edvaldo Moura; os senadores Ciro Nogueira e Wellington Dias, além de deputados estaduais e diversas autoridades.

O presidente da Alepi, Themístocles Filho, ressaltou o trabalho de Lewandowski no TSE e sua grande contribuição para a Justiça Eleitoral no Piauí, citando como exemplos a criação de novos cartórios eleitorais e o cadastramento biométrico de eleitores.

Em seu discurso, o ministro falou de cidadania exemplificando o conceito jurídico existente que difere em países europeus e países da América. Aqueles tratam cidadania como um traço sanguíneo, hereditário, enquanto estes afirmam que o lugar onde o indivíduo nasce lhe confere o status de cidadão. "Entretanto, os povos criaram uma terceira cidadania: a cidadania do afeto, da amizade, a Cidadania do Coração. Como dizem os italianos, "a pátria é onde você se sente bem". Por isso digo que a minha pátria, doravante, é o Piauí: Terra dos Heróis do Jenipapo. Aqui me sinto bem. Aqui estou em casa", declarou em discurso.

O governador Wilson Martins afirmou que o povo piauiense também se sente honrado em ter Ricardo Lewandowski como conterrâneo. "O ministro é um dos nomes mais respeitados pela nação brasileira por seu papel como julgador, por sua postura, por seu trabalho. Ele é um exemplo que enaltece o nosso Estado que agora o tem como filho", pontuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES