Presidente é impedido de escolher juiz no TRT do Rio até decisão sobre lista da OAB

A discussão sobre a lista acontece desde 2006, quando morreu o juiz José Leopoldo Félix de Souza

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está impedido de escolher o novo juiz do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 1ª Região, no Rio de Janeiro. O impedimento, determinado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), vale até o julgamento de ação sobre a lista sêxtupla da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A discussão sobre a lista acontece desde 2006, quando morreu o juiz José Leopoldo Félix de Souza. Um dos advogados da lista com seis nomes discordou a decisão do TRT não aceitar a lista e entrou na Justiça.

O tribunal argumentou que a lista foi entregue fora do prazo legal. Já o advogado afirmou que a norma foi seguida e que a lista não poderia ser devolvida.

Mesmo com a ação na Justiça, a OAB fez uma nova lista com seis indicações. O tribunal escolheu três e enviou a lista para a Presidência. A escolha foi suspensa por decisão liminar do ministro Joaquim Barbosa.

Em outro caso, o Supremo manteve em outubro passado decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) de rejeitar a lista sêxtupla enviada pela OAB para a vaga de ministro do chamado quinto constitucional.

Pela decisão, o STJ pode recusar a lista quando nenhum dos integrantes obtiver votação mínima para compor a lista tríplice que deve ser encaminhada à Presidência da República. A decisão foi da Segunda Turma do Supremo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES