Presidente eleita Dilma confirma 5 pastas do PMDB

Ideli e Rosário serão ministras no governo de Dilma

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente eleita, Dilma Rousseff anunciou oficialmente nesta quarta-feira os nomes dos ministros indicados pelo PMDB para sua gestão. Conforme acertado com o vice-presidente eleito, o deputado federal Michel Temer, o partido ficou com cinco pastas. Hoje, foram anunciados o senador Garibaldi Alves Filho para o Ministério da Previdência, o ex-ministro e senador Edison Lobão para retornar ao comando do Ministério de Minas e Energia, o deputado federal Pedro Novais para assumir o Ministério do Turismo, o atual ministro da Agricultura, Wagner Rossi, para continuar no cargo, e o ex-governador do Rio de Janeiro Moreira Franco para a Secretaria de Assuntos Estratégicos.

Em nota à imprensa divulgada no início desta noite, Dilma também anunciou a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) para o Ministério da Pesca e Aquicultura, a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) para a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a jornalista Helena Chagas, atual assessora de imprensa da transição, para a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, o atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, para o Ministério das Comunicações, e o senador Alfredo Nascimento (PR -AM) para voltar ao comando do Ministério dos Transportes.

Na terça-feira, Dilma fechou a cota de cinco ministérios para o PMDB em um almoço com Temer. Na ocasião, segundo fontes, foram definidas as pastas que ficariam com o partido aliado. Nesta quarta, Dilma confirmou os nomes de peemedebistas cotados para o primeiro escalão.

Na semana passada, Temer afirmou que os então cotados para o primeiro escalão Sérgio Côrtes, secretário de Saúde do Rio de Janeiro, e Nelson Jobim, ministro da Defesa, não entravam na soma de indicações do PMDB por pertencerem à "cota pessoal" de Dilma. O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), chegou a anunciar Côrtes futuro ministro da Saúde de Dilma, mas voltou atrás e se desculpou pelo anúncio "precipitado". O comando da pasta ainda não foi anunciado.

Ao concluir a negociação com o partido do vice, Dilma se debruça agora para a escolha dos titulares das demais pastas e passa a atender a demandas dos outros partidos aliados. Segundo alguns petistas, o objetivo da nova presidente é concluir até a data da diplomação - 17 de dezembro - o anúncio de todo primeiro escalão. Os presidentes de estatais e o segundo escalão serão divulgados só a partir de janeiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES