Presidente Lula anuncia GLO e diz que vai reforçar portos e aeroportos

O governo discute como empregar as Forças Armadas em ações que auxiliam o combate à criminalidade.

Lula anuncia GLO e diz que vai reforçar portos e aeroportos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta nesta quarta-feira (1º) um decreto de garantia da Lei e da Ordem em portos e aeorportos. A medida abrange os portos portos de Itaguaí, Rio de Janeiro e Santos. E os aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). 

O governo tem debatido, ao longo de semanas, estratégias para apoiar estados em situações críticas, como o Rio de Janeiro, que enfrenta desafios na área de segurança. A cerimônia de assinatura ocorreu no Palácio do Planalto e contou com a presença dos ministros José Mucio (Defesa), Flávio Dino (Justiça) e Rui Costa (Casa Civil).

Além dos ministros, também estiveram presentes no evento os comandantes da Marinha, almirante Marcos Olsen, do Exército, general Tomás Paiva, e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno, bem como o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

O governo está atualmente discutindo o uso das Forças Armadas em ações que visam apoiar o combate à criminalidade. Na semana anterior, o ex-presidente Lula declarou que não assinaria decretos de "garantia da lei e da ordem" (GLO) e expressou sua preferência por não ver militares das Forças Armadas envolvidos em operações contra criminosos nas favelas.

Recentemente, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), solicitou assistência federal para lidar com as milícias e o crime organizado no estado. O governo federal já enviou a Força Nacional e, agora, está discutindo como fornecer apoio logístico das Forças Armadas.

Na semana passada, Lula também mencionou a possibilidade de empregar militares da Marinha e da Aeronáutica para reforçar a fiscalização nos portos e aeroportos do estado, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES