Presidente Lula conversa com família brasileira em Gaza: “falta água”

O presidente Lula falou sobre as operações de repatriação do governo brasileiro e destacou que todos os esforços serão feitos para garantir que eles retornem

Presidente Lula conversa com família brasileira em Gaza | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou na manhã desta quinta-feira (26) — por meio de videoconferência — com uma família brasileira em Gaza que aguarda a abertura da fronteira egípcia para repatriação.

Eles contaram ao presidente sobre seu cotidiano de escassez de água, energia, alimentos e remédios – além de bombardeios e mortes, grande parte delas de crianças. Eles disseram que esperavam ser repatriados o mais rápido possível.

O presidente Lula falou sobre as operações de repatriação do governo brasileiro e destacou que todos os esforços serão feitos para garantir que eles retornem e permaneçam no Brasil com segurança. Ele garantiu que manterá a aeronave presidencial pronta no Cairo, para ser acionada assim que a fronteira for aberta, e que uma ampla operação de recepção será montada no Brasil sob a coordenação do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Lula destacou ainda que tem demonstrado especial preocupação com a situação do povo brasileiro em Gaza nas conversas que mantém com líderes da região — como os presidentes dos Emirados Árabes Unidos, Israel, Palestina, Egito, França, Rússia, Turquia , Irão, Catar e Conselho Europeu.

O embaixador do Brasil na Autoridade Nacional Palestina, Alessandro Candeas, também presente na teleconferência, destacou que diversas famílias brasileiras estão em casas alugadas pela Representação do Brasil, próximas à fronteira com o Egito, recebendo auxílio emergencial.

A conversa contou com a presença do chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, ministro Paulo Pimenta, do líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e da Assessoria Especial da Presidência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES